Crimes virtuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro e os infratores estão sujeitos às penas previstas na Lei.
Ameaça – É crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para apolícia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça.
Difamação, injúria e calúnia – São crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofenda a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso.

Discriminação-Escrever uma mensagem ou publicar umaimagem que seja preconceituosa em relação à raça, cor, etnia, religião ou origem de uma pessoa. Isso acontece mais frequentemente em redes sociais – é só lembrar as comunidades do tipo “Eu odeio…” – leia a história em quadrinhos “Eu odeio”.
Estelionato – Ocorre quando o criminoso engana a vítima para conseguir uma vantagem financeira. Pode acontecer em sites de leilões, por exemplo, se o vendedorenganar o comprador recebendo o dinheiro da transação sem entregar a mercadoria – leia a história em quadrinhos “Fim de Jogo”.
Falsa identidade – Ocorre quando alguém mente seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características com o objetivo de obter alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa. Pode acontecer numa rede social, por exemplo, se um adulto mentir de má fé e se fizer passar por umadolescente para se relacionar com usuários jovens.
Phishing - É quando informações particulares ou sigilosas (como número do CPF, da conta bancária e senha de acesso) são capturadas para depois serem usadas em roubo ou fraude.
Pirataria – É copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor. Também é pirataria usar softwares que são vendidos pelasempresas, mas o usuário instalou sem pagar por eles. A pirataria é um grande problema para quem produz CDs, filmes, livros e softwares. Na área de informática, aproximadamente 41% dos softwares instalados em todo o mundo em 2009 foram conseguidos ilegalmente.
Crimes realizados através da internet podem levar a punições como pagamento de indenização ou prisão. As punições para menores de 18 anos sãodiferentes, mas elas existem – pode ser prestação de serviços à comunidade ou até internação em uma instituição.

São Paulo - Um estudo da  Norton, divulgado hoje, revelou que 77 mil usuários brasileiros são vítimas diárias de crimes virtuais, como vírus, invasões em redes sociais e mensagens de phishing.
Ao todo, 80% dos usuários adultos já foram vítimas este ano de algum tipo de ataque. Alémdisso, pela primeira vez, o estudo da Norton calculou o custo do crime cibernético anual no país, que alcança o valor de R$ 104,8 bilhões.
No mundo todo, são 1 milhão de pessoas atingidas diariamente. Anualmente, o prejuízo global é de U$$ 388 bilhões, enquanto somente no Brasil esse valor chega a U$$ 63,3 bilhões, equivalente a R$ 104,8 bilhões. Ao fazer a comparação dos prejuízos financeiros etempo perdido, os custos dos crimes cibernéticos no mundo são maiores do que os do tráfico de drogas, cujo custo anual chega a U$$ 288 bilhões.
Adam Palmer, consultor líder de cyber-segurança da Norton, alertou que o alto índice de crimes virtuais está relacionado à utilização de antivírus mal atualizados pelos brasileiros. “É chocante que 69% das pessoas não mantenham seus softwares de segurançaatualizados”.
Além disso, 78% das vítimas de crimes off-line e online afirmam que o crime cibernético é preocupante tanto quanto o crime no mundo físico e 69% o considera igualmente revoltante. Aliás, crimes virtuais parecem estar mais comuns do que os off-line. Isso porque entre os brasileiros entrevistados, 19% foram vítimas de crimes no mundo físico e 59% de crimes online. 
Quanto a...
tracking img