O evangelho de cristo e a pobreza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O EVANGELHO DE CRISTO E A POBREZA

INTRODUÇÃO
Uma das atividades que Jesus atraiu na sua missão dirigida pelo Espírito Santo foi “evangelizar os pobres”. Em outras palavras, o evangelhode Cristo pode ser definido como um evangelho dos pobres (Mt 5.3; 11.5; Lc 7.22; Tg 2.5).
A palavra "pobres" não quer dizer simplesmente pobreza mas todos que sofrem, são desafortunados,miseráveis, injustiçados, oprimidos, aleijados, coxos, leprosos e endemoninhados. O evangelho é pregado a eles, isto é, as boas-novas são para eles. O evangelho é boas notícias para eles.

A POBREZANA AMÉRICA LATINA
Na América Latina, o número de pobres aumentou 12% em decorrência dos efeitos da crise asiática em 1997. O índice de pobreza no Brasil é comparável ao obtido por Chile, CostaRica e Panamá. A situação é ainda pior na Bolívia, Equador, Honduras e Nicarágua, onde a cada 100 pessoas, mais da metade está situação de pobreza a absoluta. Argentina e Uruguai são os países emmelhor condição, nos quais o índice não chega a 15%.


CONCEITUAÇÃO DA POBREZA
Para definir este conceito, é necessário compreender que a pobreza pode ser entendida em vários sentidos.Esta definição não é algo consensual o que torna difícil apresentar uma definição concreta.
Pobreza não é, apenas, falta de dinheiro, ou miséria absoluta, é definida, geralmente, como a faltado que é necessário para satisfazer as necessidades básicas – alimentos, vestuário, habitação e cuidados de saúde. Mas esta é, mais do que isso, um fenômeno multidimensional que está inter-relacionadoa múltiplos fatores, em que existe a carência de bens e de serviços essenciais, mas também uma carência social, como a incapacidade de participar na sociedade – a falta de voz, de poder eindependência – que sujeita as pessoas à exploração, e que as torna mais vulneráveis e expostas ao risco, tal sendo, a maioria das vezes, resultado da exclusão social.
A falta de recursos econômicos é...
tracking img