Tcc camila final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Faculdade de Ciências Campus de Bauru

CAMILA PILASTRI MODOLO

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E A AÇÃO DOCENTE

BAURU 2007

2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

Faculdade de Ciências Campus de Bauru

CAMILA PILASTRI MODOLO

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E A AÇÃODOCENTE

Trabalho apresentado como exigência parcial para a Conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências UNESP – campus de Bauru sob a orientação da Profª. Ms. Thais Cristina Rodrigues Tezani.

BAURU 2007

3

Agradecimentos:

Agradeço ao Senhor Deus, autor e consumador da nossa fé, que sempre esteve presente em todas as etapas deste trabalho, sendo Deus Elohim. À minha amadafamília, sempre presente, prestativa, solidária e amorosa nos momentos mais difíceis. À orientadora Profª. Ms. Thais Cristina Rodrigues Tezani por aceitar este trabalho, por sempre orientar, apoiar, incentivar e confiar neste trabalho. À Profª. Drª. Vera Maria Casério, por aceitar, gentilmente, compor a banca examinadora e por todas as correções realizadas. À Profª. Drª. Fabíola Pereira Soares, portodo incentivo, apoio, idéias e correções desde o pré - projeto desta pesquisa. Ao amado André, por todo apoio, incentivo, idéias, compreensão e colaboração para a realização deste trabalho. Às amigas da faculdade que todo o tempo confiaram neste trabalho. A todos aqueles que, direta ou indiretamente, possibilitaram a realização desta pesquisa.

4

“Há no ensino, na função de ensinar, em gérmem,sempre uma ação administrativa.” Anísio Teixeira

5

RESUMO
Discussões têm sido feitas em todo o país, e até mundialmente, buscando-se novas alternativas de propiciarmos uma educação de qualidade para todos. Leis têm sido redigidas como diretrizes para as mudanças necessárias, mas a implementação das discussões e anseios sociais e das diretrizes propostas não penetraram, ainda, de formaeficaz, clara e transformadora, na escola, como instituição social educativa. A pesquisa em desenvolvimento visa ressaltar que para os professores não é suficiente apenas desenvolver saberes e competências dentro da sala de aula, é preciso que compreendam como e porque são tomadas certas decisões no sistema de ensino; quais relações de poder há nessas decisões, e quais as implicações das decisõestomadas. Emerge, assim, um novo processo educativo, no qual a gestão escolar democrática participativa adquire dimensão articuladora dos recursos humanos, burocráticos e financeiros, objetivando fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participativa é concebida como elemento de democratização da escola, auxiliando a compreensão dacultura da instituição escolar e seus processos e, a articulação das relações sociais, da qual fazem parte, os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar democrática participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola,bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva. É, nesta perspectiva, muito útil aos objetivos da gestão escolar democrática participativa que, os professores, compreendam os processos de tomada de decisões do Estado e sistemas educativos, percebendo que a escola não está isolada do sistema social, político e cultural; assim como compreender que, enquanto profissionalda educação tem uma importante função a exercer: oportunizar meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos.

Palavras-chave: professor- gestão democrática - educação

6

SUMÁRIO
Introdução CAPÍTULO I: A organização da escola pública contemporânea 1.1 Administração ou Gestão Escolar: qual terminologia utilizar? 1.2 As variantes da gestão escolar 1.2.1 A gestão...
tracking img