Anteprojeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anteprojeto da disciplina de Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação

JUSTIFICATIVA

A criação é um processo individual, cada pessoa desenvolve uma maneira única de criar peças, objetos, matérias gráficos, etc., entretanto é fundamental para o desenvolvimento do processo uma fase de pesquisa. Nessa busca, identifica-se, no caso da moda, o público alvo, seu comportamento, gosto, perfilde compra, o tipo de material, a cartela de cores, entre vários outros aspectos. Segundo SEIVEWRIGHT(2009):

A pesquisa caracteriza-se pela investigação e aprendizagem de algo novo ou do passado, podendo ser comparada, muitas vezes ao começo de uma jornada exploratória. A pesquisa envolve leitura, visitação ou observação, mas, sobretudo, envolve registro de informações.

No desenvolvimento dacoleção a marca escolhida é a Empório Armani, uma empresa que trabalha com requintes de alfaiataria, valorizando o uso de tecidos planos em formatos confortáveis e extremamente elegantes. Um público jovem e que prioriza o estar bem vestido, com peças carregadas de qualidade e sofisticação, sem tornarem-se inacessíveis.
Observando coleções passadas, pude aferir que muito da coleção da marca,apesar de ter se expandido para outros estilos, segue a linha de alfaiataria. O uso de paletós, jaquetas, casacos, vestidos e shorts bem cortados, se faz presente em todos os lançamentos, com versões sóbrias, com tons de marrom, bege e preto e coloridas como rosa Pink e azul cobalto.
A identificação com esse tipo de peça, aliada com o gosto pela História, fez com que a escolha da marca se tornassenatural e adequada ao período histórico escolhido e ao público jovem e moderno para o qual a coleção será criada.

QUESTÃO-PROBLEMA:

Como desenvolver uma coleção aliando antigo e novo de uma maneira que conquiste o público da marca Empório Armani?

MARCO TEÓRICO DE REFERÊNCIA

A pesquisa é a base de início para toda a criação, porém mais importante que saber que se tem de pesquisar ésaber onde e como fazê-lo, livros como Fundamentos do Design de Moda, Fashion Design e Inventando Moda, auxiliam nessa definição de como iniciar.
Seivewright (2009) afirma que:

A pesquisa é essencial ao design, pois é o momento inicial de lançamento e coleta de ideias que precede a criação. Deve ser um processo experimental, um estudo para apoiar ou descobrir determinado assunto. A pesquisa éuma ferramenta imprescindível no processo criativo e fornecerá inspiração, informações e direcionamento, bem como uma narrativa para coleção.

Uma das fontes mais comuns são as revistas de moda, existem inúmeras publicações com os mais diversos enfoques. No entanto a revista de moda traz o tema quando ele já está popular e conhecido, fazendo de sua utilização mais uma confirmação do quereferência inicial.
Com o advento da internet, a informação chega a nós de maneira rápida e instantânea, sites de blogs de tendências, desfiles e vitrines, podem ser utilizados para se atualizar sobre o que está sendo feito internacionalmente.
Entretanto, somente a pesquisa de tendências não é suficiente para criar, já que se tem um público alvo. A busca de informações desse público será feita emrevistas e livros lidos pelo mesmo, e que falem deles, para uma maior aproximação. Livros de pesquisa, criação e desenho serão bastante úteis nesta primeira fase do projeto. A pesquisa de materiais têxteis e aviamentos, através de livros de referência e amostras físicas, que serão fundamentais no processo de definição da utilização dos mesmos.
O tema geral da coleção é kitsch, vários significadosse atribuem a palavra de origem no século XIX, mas, o mais conhecido é o de peças de gosto questionável, imitação e fora de moda. O termo se aplica em todos os domínios da produção artística, desde as artes plásticas até a literatura, música e artes decorativas. O kitsch se preocupa com o decorativo, trivial e até pouco funcional, bastante visto em coleções e bibelôs, está mais ligado às emoções...
tracking img