Tcc - burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERENCIAL TEORICO
TEORIA DA BUROCRACIA
BUROCRACIA
 
  ORIGEM
A burocracia teve a sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. O sistema de produção, eminentemente racional e capitalista originou de um novo conjunto de normas sociais morais, denominada de "ética protestante". Weber verificou que o capitalismo e a ciência moderna constituem três formas deracionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente nos países protestantes ( Inglaterra e Holanda).
  CONCEITO
Burocracia é um sistema de controle social baseado na racionalidade ( adequação dos meios para se alcançar os fins) tendo em vista a eficiência na obtenção dos resultados esperados.
 MAX WEBER
Sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia.Considerou a burocracia como um tipo de poder; para estudar as sociedades. Partiu que os seus tipos de poder e de autoridade vem das pessoas, é inerente; que implica força, imposição de normas e arbítrios.
Tipos de poder, conforme Weber :
-tradicional : onde predominam características patriarcais e patrimonialistas;
-carismático : predominam características místicas e personalísticas; háseguidores, devoção, autenticidade;
-legal ou burocrático: predominam normas impessoais e hierárquicas, como no exército, repartições públicas etc.
O tipo ideal de burocracia, segundo Weber, apresenta sete dimensões principais:
 Formalização
Divisão do Trabalho
Princípio da Hierarquia
Impessoalidade
Competência técnica
Separação entre Propriedade e Administração
Profissionalização doFuncionário
 TEORIA BUROCRÁTICA
A Teoria da Burocracia concebida por Max Weber, é imediatamente posterior às teorias Clássica e das Relações Humanas, teve como ponto forte de origem a necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações, fator praticamente não considerado pelas teorias anteriores. De um lado, a Teoria Clássica, com suas suposições extremamente negativas em relação ànatureza humana, pregava uma administração centralizadora, total e exclusivamente responsável pela organização e uso dos recursos da empresa, padronizando as atividades e controlando-as através da persuasão, coação, punições e recompensas marginais. De outro, a Teoria das Relações Humanas considerava o homem como sendo o maior patrimônio das organizações, sendo motivado a produzir por sua próprianatureza, pregando a descentralização e a delegação, a auto-avaliação e a administração participativa.
Weber, baseado em princípios protestantes, foi quem primeiro definiu a Burocracia não como um sistema social, mas como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais, sejam estas pertencentes ao Governo ou de domínio econômico privado. A característicaprincipal da Burocracia, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. A Teoria Clássica já abordava certa racionalidade, porém esta se manifestava apenas na mecanização dos processos e não na mecanização das atividades dos indivíduos. Na Burocracia a liderança se dá tipicamente calcada em regras impessoais e escritas e através de uma estruturahierárquica; o poder é legítimo e depende exclusivamente do grau de especialidade e competência técnica de quem o detém.
 ELEMENTOS BÁSICOS
 Autoridade
* Poder
* Hierarquia
* Disciplina
* Ordem
* Controle
 
CARACTERISTÍCAS DA TEORIA BUROCRÁTICA
Weber concebeu a teoria da Burocracia como algo que tornasse a organização eficiente e eficaz, garantindo com ela: rapidez;racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos, discriminações e subjetividades internos; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e, mais importante, o alcance dos objetivos. A Burocracia, em síntese, busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das...
tracking img