Tcc-balanco-social-nas-empresas-como-ferramenta-de-gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanço social: Instrumento de gestão e de transparência da responsabilidade social corporativa

RESUMO
O Balanço Social se constitui uma conseqüência das pressões sociais realizadas pela sociedade às empresas materializando a transparência das ações sócio-ambientais e econômicas realizadas por essas instituições, isto é um instrumento evidenciador da responsabilidade social corporativa. NoBrasil, a elaboração e divulgação do Balanço Social passaram a ser obrigatório para as companhias abertas após o surgimento da Lei 11.638/07. Este artigo objetiva demonstrar a importância da divulgação do comprometimento social das empresas através do Balanço Social perante os stakeholders e analisar a estrutura do modelo de Balanço Social elaborado IBASE, GRI e Instituto ETHOS. A técnica depesquisa adotada para elaboração deste trabalho foi a partir de pesquisas bibliográficas, isto é, leitura e explicação de contribuições científicas já elaboradas. Constatou-se que a divulgação do Balanço Social é uma forma de fortalecer a imagem institucional das companhias, marcas e produtos ligados a ela. No caso dos produtos e serviços, os stakeholders dão primazia aos oferecidos por empresassocialmente responsáveis em detrimento a outros, iguais em preço e qualidade, de empresas sem comprometimento social porque esses produtos/serviços agregam um interesse nos stakeholders de colaboração a causa social apoiada pela empresa. O ato se consolida através da compra do produto ou serviço. Esse demonstrativo também é empregado como ferramenta gerencial por evidenciar informações sobre políticasadministrativas contribuindo no controle e ajuda do processo decisório e de determinação de estratégias.
Palavras-chaves: Balanço Social. Responsabilidade Social Corporativa. Stakeholders .
INTRODUÇÃO
Sabe-se que para escolher aqueles investimentos mais atrativos, assim como no processo de tomada de decisão interna, investidores e administradores se orientam por demonstrativos evidenciadores deinformações econômico-financeiras das empresas.
A conjuntura econômica nos mostra que a globalização e o avanço da tecnologia, esta quando massacrante, trazem sérias conseqüências ao meio ambiente e ao ser humano. Isso se manifesta através de acidentes ecológicos e de condições subumanas que empresas submetem seus colaboradores em nome do lucro e dos resultados financeiros cada vez maisdesafiantes. Então, torna-se imprescindível que haja uma forma de coibir atitudes devassas dessas empresas e premiar aquelas que fazem alguma ação benéfica pela comunidade e pelo meio ambiente. A partir dessa necessidade o Balanço Social se constitui como uma ferramenta de tornar pública a responsabilidade social e o nível de comprometimento social das empresas. Internamente, é considerado um relatório dedesenvolvimento do capital-trabalho por apresentar o perfil do corpo funcional e investimentos na sociedade e meio ambiente.
Melo Neto (2004) afirma que a idéia de responsabilidade social foi levantada entre o final do século XIX e início do século XX. Sua popularização ocorreu nos anos 60 nos EUA e na Europa, no Brasil só no início dos anos 80. Atualmente, o assunto possui uma vasta literatura erecebe vários sinônimos como: responsabilidade social corporativa, cidadania corporativa, cidadania empresarial. O termo é considerado como uma postura voltada para a prática de promover o bem. Nesse caso as ações sociais revelam um comprometimento em transformar o social mediante a compreensão dos problemas e da importância da comunidade, ou seja, a empresa socialmente responsável observa suarazão de existir além de visar ao lucro comprometendo-se em cooperar por uma transformação social que quebre as barreiras das injustiças. Políticas Sociais promovidas pelas empresas acontecem por meio de: comprometimento com os interesses públicos; criação de ofertas de empregos; estímulo aos funcionários a sensibilizarem-se com as questões sociais; valorização e favorecimento dos talentos dos...
tracking img