Pratica pedagogica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE NATAL – FAL/ESTÁCIO

RELATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Organização da Gestão Escolar

AUTORES:
ANA CRISTINA CAMARÃO FERREIRA
CYNARA BARBOSA SOARES DA SILVA
ELIANE LAURENTINO DE ARAÚJO
MAÍSA CRISTINA SOUSA DE OLIVEIRA
MARIA DE FÁTIMA VIEIRA ALVES
MARIA SOARES DA SILVA

NATAL/RN
JUNHO-2011

AUTORES:
ANA CRISTINA CAMARÃO FERREIRA
CYNARA BARBOSA SOARES DA SILVA
ELIANELAURENTINO DE ARAÚJO
MAÍSA CRISTINA SOUSA DE OLIVEIRA
MARIA DE FÁTIMA VIEIRA ALVES
MARIA SOARES DA SILVA

RELATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Organização da Gestão Escolar

Relatório apresentado FAL/ESTÁCIO Culminância do relatório de Pesquisa no curso de Pedagogia sob a orientação da prof. Ms. Christhiane Medeiros.

NATAL/RN
JUNHO-2011

SUMÁRIO1.INTRODUÇÃO 04

2.JUSTIFICATIVA 05

3.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 06

3.1.IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 07

3.2. ESTRUTURA DA ESCOLA 08

4.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 09

4.1.MISSÃO E VISÂO DE FUTURO 10

5.GESTÃO ESCOLAR 11

5.1.DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE GESTÃO 12

6. CONCLUSÃO 13

7.REFERÊNCIAS 14

8.ANEXOS 1504.

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas no período de abril a junho de 2011, junto à disciplina de Práticas Pedagógicas III. A pesquisa realizada por meio de uma entrevista possibilitou o reconhecimento do campo de atuação do gestor escolar da rede do ensino estadual deNatal, obtendo informações acerca do surgimento da instituição, a sua denominação, anos de atuação no mercado, práticas de gestão, cultura organizacional, dentre outras. Esse trabalho tem por finalidade realizar um relato sobre o funcionamento da Escola, tanto na parte administrativa, coordenação, da comunidade e de todos envolvidos com o cotidiano escolar. Durante a pesquisa foi possível à aplicação econsolidação dos conteúdos teóricos da disciplina. Dessa forma, tivemos a oportunidade de vivenciar situações concretas do cotidiano educacional e, simultaneamente, articular a teoria e a prática adquirindo subsídios para questionamentos e reflexões sobre o objetivo, conteúdo e forma de nosso processo de ensino-aprendizagem, bem como questionamentos e reflexões sobre a organização administrativae pedagógica da escola.

05.

2.JUSTIFICATIVA

Entende-se que a disciplina de Práticas Pedagógicas III tem por finalidade fazer a mediação entre os estudos teóricos realizados em sala de aula e a realidade cotidiana das instituições de ensino. Nesse sentido foi desenvolvido durante quatro semanas a entrevista na Escola Estadual Professor Josino Macedo, situado à rua Limoeiro do Norte,S/Nº, Bairro-Potengi, Zona Norte de Natal. Importante ressaltar que a direção da escola não se negou a prestar qualquer informação sobre a estrutura ou conduta pedagógica acerca dos conteúdos, propiciando liberdade para que as observações fossem realizadas. Foram realizadas atividades baseadas em planejamentos organizados para desenvolver entrevistas e questionários com funcionários queconhecessem a dinâmica da escola. Onde foram utilizadas fichas fornecidas pelo próprio curso de Pedagogia da Faculdade de Natal – Fal/Estácio. As atividades decorreram de forma participativa e sistemática por apresentar propósitos definidos, onde foi possível constatar através da pesquisa grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo do período acadêmico, assim, destaca-se ser enriquecedor e fundamentalesta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente. No sentido de conviver e observar de forma a direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem, o trabalho a seguir apresenta informações concretas de entrevistas e questionários realizados na Escola Estadual Professor Josino Macedo, cumprindo, assim, os...
tracking img