Tcc automobilistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

BRUNO AUGUSTO SANTOS

ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE PREÇOS NA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

CAMPINAS
2011

BRUNO AUGUSTO SANTOS

ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE PREÇOS NA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS

Projeto de Monografia, apresentada como exigência para matricula em Monografia I, ao programa de Graduação em Economia, doCentro de Economia e Administração, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Orientador: Prof(a). Dr(a). Cristiane Feltre

PUC-CAMPINAS
2011

I Introdução

Devido às pressões ambientais, econômicas e mercadológicas uma revolução está em curso no setor automobilístico em decorrência da crescente necessidade de produzir-se automóveis mais leves, econômicos, seguros e menospoluentes. Um material que apresente altíssimo desempenho é o único capaz de atender a todos os requisitos, mas este material não existe. O que se tem é um cenário de competição entre os materiais existentes ou um cenário de desenvolvimento contínuo dos materiais clássicos ou, ainda, um cenário de mudanças abruptas com a utilização de novos materiais.
A indústria automobilística é um dos setores daeconomia no qual a competição é mais acirrada e as mudanças na estrutura das empresas ocorrem com maior freqüência. Técnicas de gerenciamento da produção – a chamada produção enxuta – e de controle da qualidade fizeram com que os produtos desse país passassem a competir globalmente em termos de custos e qualidade. Montadoras do Japão conseguiram reduzir estoques e diminuir o tempo de preparo dasmáquinas. Com isso passaram a trabalhar com lote de produção menores (produção mais ágil) e produzir somente o necessário no momento (just in time), reduzindo o custo de armazenamento (SANTIAGO, 1999), pois o estoque está em trânsito, sobre rodas.
Devido a este alto e constante desafio que as montadoras sofrem, os fornecedores da indústria automotiva são assim continuamente desafiados a suprir ademanda por melhor qualidade, menor custo e melhor eficiência em suas linhas de montagem.
Este alto padrão exigido neste mercado, pode ser muito agressivo para as pequenas e médias empresas, de forma que estas tendem a se desenvolver cada vez mais e aos poucos se tornarem grandes empresas. Porém nem todas conseguem evoluir desta forma; Estas, que não conseguem e mesmo assim são forçadas a baixar opreço (índice de produtividade), apela para a inadimplência de fornecedores, inadimplência tributária, realizam empréstimos a juros alto devido a falta de credibilidade e perdem força no mercado, o que pode a médio e longo prazo acarretar falência, como o desenvolvimento de novos fornecedores é muito demorado e burocrático (fortes barreiras de entradas) as montadoras optam por redistribuir ofornecimento entre os fornecedores já homologados. O que aumenta ainda mais a concentração no setor, esta concentração acaba resultando o domínio de algumas empresas em certos produtos, este domínio dos grandes fornecedores intermediários na maioria dos casos resultam em verticalização do setor e até aumento nas importações dos componentes menores, antes fabricados pelas pequenas empresas, de mercados comtaxas de cambio favoráveis e onde a produção é mais especializada, já que, os grandes fornecedores automobilísticos também possuem elevado poder de compra.
Neste trabalho o foco é analisar as estratégias e adoção das políticas de preços na indústria de autopeças.
II Problema
Como adotar políticas de preços competitivas, em um mercado agressivo e de constante evolução, de forma a garantir alucratividade e o market share das indústrias de autopeças.
II Objetivos
2.1 Objetivo geral: Conceituar as estratégias de preços, através de uma revisão histórica, em âmbito nacional. Explicitar sua viabilidade e perspectivas, analisando seu papel no desenvolvimento econômico da indústria de autopeças.
2.2 Objetivos específicos:
I) Analisar o perfil da indústria automobilista e as...
tracking img