Decibel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Decibel

A unidade de medida da intensidade do som é o Decibel (dB). Ele é principalmente usado nas telecomunicações, eletrônica e acústica. Esta é uma escala logarítmica, em que se considera aunidade (1 dB) como o valor correspondente ao som mais baixo que o ouvido humano consegue detectar. Por esse fato, 10 dB correspondem a um som 10 vezes mais intenso que 1 dB, 20 dB 100 vezes maisintenso, 30 dB 1000 vezes e assim sucessivamente.

Uma intensidade sonora I ou potência P pode ser expressa em decibels através da equação


OU


onde I0 e P0 são as intensidades epotências de referência.


As vantagens do uso do decibel são:
• É mais conveniente somar os valores em decibéis em estágios sucessivos de um sistema do que multiplicar os seus fatores demultiplicação.
• Faixas muito grandes de razões de valores podem ser expressas em decibéis em uma faixa bastante moderada, possibilitando uma melhor visualização dos valores grandes.
• Na acústicao decibel usado como uma escala logarítmica da razão de intensidade sonora, se ajusta melhor a intensidade percebida pelo ouvido humano, pois o aumento do nível de intensidade em decibéis correspondeaproximadamente ao aumento percebido em qualquer intensidade, fato conhecido com a Lei de potências de Stevens. Por exemplo, um humano percebe um aumento de 90 dB para 95 dB como sendo o mesmo que umaumento de 20 dB para 25 dB.

Qual a diferença entre freqüência e decibéis?
Apesar da confusão que cerca os dois termos, a verdade é que um tem pouco a ver com o outro. A freqüência de umsom mostra o quanto ele é grave ou agudo, enquanto os decibéis indicam o volume. Este último conceito é uma importante referência para nossa saúde auditiva. De acordo com o valor dos decibéis (dB),podemos saber quando um som está muito alto para nossos ouvidos. Barulhos acima de 110 dB - a pauleira de um show de rock ou um som no talo, por exemplo - podem provocar perdas auditivas irreparáveis...
tracking img