Tayotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Do início do séc XX até metade dos anos 1970 as organizações eram dominadas por conceitos e técnicas disseminados pela expansão das empresas americanas e europeias.

Modelo Japonês/ Toyotismo:Se trata de uma versão melhorada e sintetizada das técnicas e proposições ocidentais sobre a administração. Influenciada pela Escola Americana de Qualidade, de Deming, o Toyotismo vem evoluindodesde a década de 50 do século XX e é a semente da administração japonesa.
Baseia-se nas técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor.
O modelo foi criado por Sakichi Toyoda e Taiichi Ohno após suavisita à Ford, em 1950. Concluiu-se então que no modelo Fordista havia um enorme desperdício de recursos, dentre eles do esforco humano, materiais, espaço e tempo. O maior desperdício de todosconsiderado por Ohno era o de recursos humanos, que ocorria por conta da especialização excessiva. Já o desperdício de recursos materiais e espaço ocorria por conta da premissa do fordismo de dispor de recursosabundantes, de todos os tipos, para enfrentar qualquer eventualidade. Os recursos deveriam ficar em estado de prontidão. (just in case).
Neste contexto, o modelo japonês surgiu buscando a máximaeconomia de recursos dentro de um cenário pós guerra e escasses de matéria, simplificando o sistema Ford e tornando-o mais econômico.

Objetivo:
Reduzir ao mínimo a atividade que não agregavalor ao produto.

Manufatura de produtos de alta qualidade e baixo preço.
Toyota passou de empresa insignificante à terceira maior montadora, atrás da Ford e da GM.

1. Eliminação dodisperdicio :
Produção enxuta (lean production) – Fabricar com o máximo de economia de recursos.
Isso diminui os custos de produção sem que o valor do produto para o cliente fique comprometido. Naadministração Japonesa, desperdício é o contrário de agregação de valor e um produto fabricado ou serviço prestado sem desperdícios tem o máximo de valor agregado para o cliente.
Existem 7 tipos de...
tracking img