Fordismo

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 7 de maio de 2012
Fordismo : É o nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência ebaixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
Os primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX. Noentanto, eram tão lentos na locomoção que se igualavam às carruagens. Foram os motores a combustão desenvolvidos pelos alemães Benz e Daimler, na última década do século XIX, que incentivaram o rápidoaperfeiçoamento dos automóveis.
Taylorismo : é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915).Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.
Desde então, e cada vez mais, tempo é uma mercadoria, e o trabalhador, que ”vende” sua mão-de-obra,portanto, seu tempo, tem a incumbência de cumprir com suas tarefas no menor tempo possível, para que possa produzir mais e mais.
Tayotismo : é o modelo japonês de produção, criado pelo japonês Taiichi Ohno eimplantado nas fábricas de automóveis Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercadosamericano e europeu, que utilizavam os modelos de produção Fordista e Taylorista.
Tecnopolo : é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento(P&D), em áreas de alta tecnologia, como institutos e centros de pesquisa, empresas e universidades, que facilitam os contatos pessoais e institucionais entre esses meios, produzindo uma economia deaglomeração ou de concentração espacial do desenvolvimento tecnológico. O efeito de sinergia facilita o desenvolvimento de inovações técnicas, novos processos e novas idéias. Os tecnopolos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • fordismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!