Taylor x drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederick Taylor idealizou a Administração cientifica. Foi o primeiro a introduzir métodos científicos à administração de empresas, buscando o aumento da produtividade por eficiência. Através deestudos de tempo e movimentos, Taylor descobriu que poderia eliminar desperdícios de tempo e energia, o que resultaria naturalmente em maior produtividade, aplicando assim conhecimento ao trabalho.Esse modelo de administrar exigia apenas treinamento e repetição de movimentos para que se alcançasse melhores resultados, transformava definitivamente o trabalhador em um “braço”, e permitiu àsorganizações enxergá-los como custo e não como recurso, afinal, nesses moldes a reposição de qualquer peça implicaria em um único “ônus”, o treinamento de um substituto.
Bom ou mau, certo ou errado, averdade é que os resultados apareceram, e esse modelo perdura absoluto até os dias atuais nas linhas de produção de todo o mundo.

Peter Drucker explora a gestão através da valorização das pessoas,que segundo ele, é o patrimônio mais importante das organizações. Compreende o autogerenciamento como habilidade primordial para o novo trabalhador, e aponta o conhecimento como maior capital outesouro das organizações. Entende que tecnologia e sistemas, devem trabalhar em função da imaginação e das pessoas, e na capacidade exclusivamente humana de inovação. Drucker aplica seu conhecimento aoconhecimento.
Taylor usou sua habilidade e conhecimento para inserir a eficiência nas indústrias. Usando métodos científicos conseguiu contribuir com estudos que permitiram mudar e melhorar asestruturas industriais. Contribuiu com grandes avanços não apenas no setor industrial.
Peter Drucker aplicou seu conhecimento ao conhecimento, apontou às organizações o caminho para a eficiênciaatravés da inteligência, e estimulou o “Gestão do conhecimento” ao mostrar o valor desse recurso como capital.

Desde o início existe uma relação de dependência evidente e cíclica, entre o homem e a...
tracking img