Taxas de juros no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Rodrigo da Rocha Lima e Oliveira
Semestre: 8º
Curso: Administração
Nota 7,5



Sumário

1) Introdução ............................................................................................................4
2) Entidades Reguladoras do Mercado Financeiro...................................................5
3) Política Monetária, Cambial e Fiscal vigentes noBrasil........................................9
4) Taxas Indexadoras do Mercado Financeiro Nacional........................................ 10
5) Taxa de Juros e seus Impactos no Crescimento nos Últimos Anos...................11
6) Bibliografia..........................................................................................................161) Introdução:

A trajetória da economia do país possui um fator impactante em seu crescimento, alguns órgãos como por exemplo o IPCA, IBGE e IGPM, fornecem dados que são subsídios para se medir o crescimento do país.


Outros dados que são utilizados são as Entidades Reguladoras, como exemplo podemos citar o Conselho Monetário Nacional, que visa a normatização eformalização das políticas monetárias, cambiais e de crédito; mais adiante vamos abordar o assunto.


Os dados utilizados neste trabalho são dados coletados de fontes acadêmicas e fontes onde o público poderá encontrar, neste caso na Rede Mundial de Computadores, cada item pesquisado foi cuidadosamente verificado antes de ser incluído.


Alguns itens colocados neste trabalho foramtemas pesquisados por acadêmicos de universidades de grande destaque. O que certas vezes pode não refletir a linha de raciocínio do autor deste trabalho, levando-se em conta algumas opiniões ligadas ao meio político, a opinião do autor do trabalho será definida em sua Conclusão.


A proposta seguida pelo autor é somente procurar dissertar sobre o tema proposto e não fazer apologia a esteou aquele político, os exemplos utilizados se referem à períodos de governos em que planos foram implementados.


















2) Entidades Reguladoras

2.1 ) Conselho Monetário Nacional

Trata-se de um órgão normativo, que possuí a finalidade de formular as políticas monetárias, cambiais e de créditos.


O principal objetivo é atender aos interesseseconômicos e sociais do país.


Suas principais atribuições são:

➢ Controlar o volume dos meios de pagamento da economia, por meio de emissões de papéis moeda e do estabelecimento de normas para as transações de títulos públicos pelo Banco Central;
➢ Regular o valor interno da moeda, aprovando orçamentos por meio do Banco Central;
➢ Regular o valor externo da moeda, através de fixaçãode diretrizes e normas da políticas cambiais;
➢ Garantir condições favoráveis ao desenvolvimento econômico do país, por meio da orientação às instituições financeiras sobre a aplicação de recursos e regulamentando o crédito;
➢ Buscando o aprimoramento das instituições financeiras e seus instrumentos, objetivando sua liquidez e solvência. Visa sempre que possível regulamentar as taxas de juros,Comissões e qualquer outra forma de remuneração das instituições financeiras, por meio da determinação dos índices de encaixe e normas de contabilização;
O CMN, Conselho Monetário Nacional, funciona em diversas comissões consultivas como:

➢ Técnica da Moeda;
➢ Normas e Organização do Sistema Financeiro;
➢ Crédito Rural, Crédito Industrial, Endividamento Público, Política Monetária eCambial e Crédito Habitacional e para Saneamento e Infra-Estrutura Urbana.
2.2 ) BACEN

A principal finalidade do BACEN é sendo um órgão executivo e fiscalizador das políticas determinadas pelo CMN, junto ao sistema financeiro.

Os principais objetivos são:

➢ Executor da Política Monetária, controlando os meios de pagamento e sendo responsável pelo orçamento monetário e instrumentos...
tracking img