O impacto das taxas de juros no financiamento imobiliario do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O IMPACTO DAS TAXAS DE JUROS NO FINANCIAMENTO IMOBILIARIO DO BRASIL”.



























“O IMPACTO DAS TAXAS DE JUROS NO FINANCIAMENTO IMOBILIARIO DO BRASIL”.

Aline Bezerra Meneses dos Santos. Mt:877544
Mônica Gisele de Resende Aguiar, MT:277549













Pesquisa apresentada para avaliaçãona disciplina de MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA, do curso de .ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS,turno:2º Período, da FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS-MG-FEAD,ministrado pelo professor , Leonardo Silva Duarte























“O IMPACTO DAS TAXAS DE JUROS NO FINANCIAMENTO IMOBILIARIO DO BRASIL”.



Sim, ocorrerão alterações nas taxas de jurosdisponibilizados pelo mercado, para financiamento imobiliário, isso ocorreu como medida de governo federal para facilitar a demanda por imóveis e reduzir os efeitos da referida crise.
Os primeiros efeito da crise financeira mundial foi o mercado da construção civil: as vendas de imóveis usados já caíram quase 20% e os bancos estão exigentes para conceder o crédito imobiliário.
O que se observa hoje noBrasil é um mercado em crescimento. A crise mundial trouxe sim alguns transtornos ao país, embora a sua recuperação tenha sido bem rápida. O setor imobiliário foi um desses que, com o lançamento do Programa do Governo Minha Casa, Minha Vida reaqueceu o mercado, impulsionado, principalmente pela população de baixa renda.
Apesar do resultado, os construtores estão otimistas com o crescimento domercado e apostam nos lançamentos. Enquanto esperam mais estabilidade no cenário mundial, eles usam uma fórmula mais enxuta para garantir novos negócios. Terrenos valorizados estão sendo adquiridos por permuta: o dono cede a área em troca de um imóvel no prédio novo.

Mesmo sem notar muitas mudanças nas ofertas do mercado imobiliário, o consumidor anda mais preocupado e menos confiante. É o queafirma o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). As dúvidas sobre juros e créditos refletiram nas vendas de casas e apartamentos usados em São Paulo, que em agosto foram quase 20% menores do que em julho deste ano.
Imóveis como investimentos ficam como a última opção face a sua pouca liquidez . Algumas construtoras depois de amargar quedas seguidas na Bovespa, Já encontram analistas domercado. Segundo pesquisa feita com 430 imobiliárias ,pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo , as vendas de imóveis usadas na cidade de São Paulo caíram 19,17 % apenas entre o mês de agosto em relação a julho . As altas taxas de juros , a seletividade e o temor do efeito “Incol” , afasta os investimentos.
O maior banco a conceder financiamento imobiliário, a CaixaEconômica, diz que ainda não sentiu redução no ritmo dos negócios. Este ano foram comprados 330 mil imóveis com verbas da Caixa. o total liberado passa de R$ 15 bilhões. Grande parte desse dinheiro vem da velha caderneta de poupança, que hoje virou um investimento bastante seguro
As taxas de juros voltaram a figurar como o centro das perspectivas para o mercado imobiliário, principalmente porque oefeito dos juros é "exponencialmente" ampliado em função dos prazos de financiamento. Assim, uma taxa de juros elevada não permite que o aumento do prazo dos financiamentos tenha efeito relevante na redução do valor das prestações. E, sem essa possibilidade, o mercado imobiliário encontra dificuldades em ampliar seu mercado potencial.
Ilustrando esse efeito, o aumento do prazo de financiamentode 15 para 30 anos reduz a prestação de um financiamento concedido à taxa de juros de 16% a.a. em apenas 10%, enquanto na prestação de um financiamento concedido à taxa de juros de 6% a.a. essa redução equivaleria a 30%. O valor resultante do segundo caso é, ao final, menos da metade do calculado no primeiro caso. Esse efeito permite conjeturar o potencial de crescimento do

mercado caso fosse...
tracking img