Tarzan

PESQUISA DESCRITIVA

As pesquisas descritivas, como o próprio nome já diz, procuram descrever situações de mercado a partir de dados primários, obtidos originalmente por meio de entrevistaspessoais ou discussões em grupos, relacionando e confirmando as hipóteses levantadas na definição do problema de pesquisa, respondendo assim as seguintes questões: Quem compra? (Descrição doconsumidor); O que compra? (Descrição dos produtos/serviços que atendem às necessidades do consumidor e avaliação da opinião sobre os mesmos); Quanto compra? (Qual a quantidade adquirida); Como? (Que utilizaçãoo consumidor faz dos produtos/serviços); Onde compra? (Definição do ponto de venda e canais de distribuição); Quando compra? (Sazonalidades); Por que compra? (Motivos, preferências e influências nadecisão de compra).
As pesquisas descritivas se subdividem em duas:
➢ Pesquisa Descritiva Estatística – Pesquisa Quantitativa: busca uma análise quantitativa das relações de consumo,daí a necessidade de esses estudos serem realizados a partir da elaboração de amostras da população. Os resultados da pesquisa serão analisados e interpretados a partir de médias e percentuais dasrespostas obtidas.
➢ Pesquisa Descritiva de Caso – Pesquisa Qualitativa: tem como característica principal compreender as relações de consumo “em profundidade”, buscando identificar asmotivações de consumo em um aspecto realista e detectar tendências não-mensuráveis ou não-qualificáveis. As pesquisas qualitativas são realizadas a partir de entrevistas individuais ou discussões em grupose sua análise verticalizada em relação ao objeto em estudo permite identificar pontos comuns e distintos presentes na amostra escolhida. Na pesquisa qualitativa é possível conhecer a opinião dosconsumidores sobre os produtos/serviços, seus hábitos de compra e consumo assim como avaliar o uso e detectar sugestões para novos produtos, entre outras situações de consumo que exijam uma análise...
tracking img