Resenha do filme - tarzan, o homem macaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA ACADÊMICA

IDENTIFICAÇÃO DA OBRA/AUTOR
A obra é uma um filme do gênero aventura com duração de 110 minutos, produzido e dirigido por John Derek no ano de 1981, com roteiro Tom Rowe e Gary Goddard, baseado “vagamente” no clássico romance original de Edgar Rice. Foi lançado nos EUA, porém foi filmado nas selvas do Sri Lanka, tendo como atores principais Bo Derek (sua esposa),Richard Harris, John Phillip Law.
O autor do filme John Derek, que nasceu em Hollywood nos EUA, no dia 12/08/1926 e faleceu em 22/05/1998 por complicações cardíacas, aos 77 anos de idade. Foi um ator, produtor de cinema e cineasta norte-americano. Filho de uma atriz e de um produtor e diretor, John Derek teve uma infância nos estúdios de Hollywood, onde sua beleza chamou a atenção tornando-se ator.Deixou de atuar na década de 1960, dedicando-se à carreira de diretor, fazendo filmes execrados pela crítica, estrelados pelas suas esposas.

VISÃO GERAL DA OBRA
Tarzan é um personagem de ficção criado pelo escritor Norte-Americano (EUA) Edgar Rice Burroughs no romance Tarzan, o homem macaco (Tarzan of the Apes), livro publicado no ano de 1912, onde outros escritores também escreveram diversas obrascom o herói, bem como, fizeram dezenas de filmes sobre tal personagem.
O filme é uma adaptação de inúmeras outras versões, o qual retoma a modernidade, a tradição “mitológico-literária” de heróis criados por animais, imitando a história de Rômulo e Remo criados por lobos.
John Derek nos mostra uma visão tradicional da África como ela sempre foi retratada nos livros e nos filmes (pouco a ver com arealidade do continente); um local inóspito com criaturas estranhas, civilizações escondidas, repleta de feras selvagens, povoada por tribos de canibais sanguinários, onde a primeira vista, verificamos que os povos africanos são utilizados apenas como “animais de carga” pelos ditos colonizadores.
No desenrolar, verificamos que o filme de aventura muda seu foco para uma visão mais sensual, comcenas eróticas entre Tarzan e Jane. Em outro ponto de vista, notamos que os negros africanos são massacrados por outras tribos e o homem branco morre como herói.

DESCRISÇÃO DA OBRA
No filme, Tarzan é filho de nobres ingleses que participavam de uma expedição, onde após a morte de seus pais pelos próprios macacos, foi criado por uma macaca na selva africana (os "mangani"). Tarzan é o nome dado aele pelos povos africanos que significa "Pele Branca” e misticamente difundida como “Grande Macaco Branco”.
Na trama, Jane, uma mulher inglesa que chega à África Ocidental à procura do seu pai James Parker, que não sabia de sua existência. Jane, seu pai e o fotógrafo Harry Holt, partem para uma expedição para o interior da África, onde ouvem o grito de Tarzan e começam a especularem sobre alenda do Grande Macaco Branco. Durante o deslocamento a expedição é seguida por uma tribo de africanos hostis. Em certo momento, a expedição encontra um mar no interior da África, sendo que Jane ao tomar banho de mar completamente nua, estava prestes a ser atacada por um leão, sendo salva por Tarzan que fica fascinado por sua beleza.
No desenrolar do filme, Jane é raptada por Tarzan que a leva para aselva onde mora com um grupo de macacos. Durante um banho de rio, Jane é atacada por uma anaconda sendo salva por Tarzan e, no momento em que iria devolvê-la a seu pai foi recebido a tiros, fugindo para a floresta. Momentos após, a expedição é atacada por pigmeus selvagens, sendo que todos os negros são mortos e os brancos levados como prisioneiros para uma aldeia. Tarzan entoa seu famoso grito,reunindo os animais atacando a aldeia. No entanto, James, ao tentar defender sua filha do chefe dos pigmeus – um gigante muito forte – é gravemente ferido com uma presa de marfim. Logo em seguida, Tarzan trava uma luta com o gigante, que apesar da grande diferença de tamanho e força, Tarzan consegue matar seu oponente. Jane resolve ficar na selva e viver com Tarzan e os macacos.

ANÁLISE CRÍTICA...
tracking img