Tarsila do amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CORES E AS FORMAS DO BRASIL
Obras de TARSILA DO AMARAL

Introdução:
Neste projeto “AS CORES E AS FORMAS DO BRASIL” queremos ir um pouco além de fazermos leitura de imagens, que é encorajar acriança a responder criativamente o que vê, mas, apresentar, como fio condutor HISTÓRIAS.O texto, aliado ‘as reproduções das obras da Tarsila do Amaral, incentivará a criança, durante todo odesenrolar do projeto, a participar de forma lúdica, tornando-o como um co-autor.
As diferentes atividades práticas serão desenvolvidas com o intuito de explorar idéias, organizar o pensamento e aproximarmais a criança da obra de arte.

Objetivos:
Desenvolver a necessidade de trabalhar em grupo e harmonia,
Promover a formação integral da criança,
Desenvolver o interesse pela arte,
Trabalhar aauto-estima da criança
Desenvolver a leitura de imagens LerARTE, por meio de uma participação interativa com a produção plástica.

A Cuca - Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveuà sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é tambémconsiderado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.

Abaporu

Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou umquadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranhae acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu oManifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de “deglutir” a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este movimento, apesar de radical, foi muito importante...
tracking img