Sistemas operativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais












SISTEMAS OPERACIONAIS






Trabalho de atividade pratica supervisionada apresentada ao Programa de Graduação da Faculdade Anhanguera Educacional Osasco como requisito parcial para obtenção do grau Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistema.
Orientador: Prof. Bruno.


NOME RA

Anderson Baptista 1184395900
Douglas Moreira2504097987
Fabio Francischetti 1122359282
Letícia Regina Borba 1185408140
Rafane de Oliveira Borba 1107312929















Osasco – São Paulo
2011


Sumario

Quais as funções básicas dos Sistemas Operacionais?.......................................

Qual deve ser a formação de um administrador de sistemas


Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado detrabalho para preencher uma vaga de administrador


Quais as funções exercidas por este profissional e em que consistem cada uma delas?


Comente: É uma carreira que exige conhecimento técnico específico? É uma carreira que exige conhecimento técnico multidiciplinar?




















Sistema Operacional? Por que ter um?
Um Sistema operacional é responsável pelocontrole do funcionamento do computador, é ele quem inicializa o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantém a integridade de sistema, entre outras tarefas.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendousado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.
Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seriareajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.
Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos ospedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quandonecessário. Utilitários são fornecidos para:
Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários
Desenvolvimento de Programas
Comunicação entre usuários e com outros computadores
Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade
Adicionalmente, o SO precisaria apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ouprogramas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser gráficas, usando janelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X - Windows).Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface gráfica do Windows Vista é resultado de mais de 20 anos de desenvolvimento, desde as primeiras versões deste SO.


Sistemas operacionais primitivos...
tracking img