Tarefas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
彡O método socrático, também conhecido como "maiêutica"...
é descrito por Sócrates como o "parto de idéias"....
Dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar à luz a novas idéias e concepções... Era utilizado pro Sócrates para que este pudesse levar..
o seu interlocutor a conceber pos si só a verdade absoluta..
ou pelo menos se aproximasse dela, este método, consiste de duas etapasprincipais...
Primeiro, através de uma dialética, Sócrates induz o indivíduo..
a expor seus argumentos acerca de determinado assunto...
Sendo estes argumentos errados, Sócrates, utilizando-se da ironia..
leva o seu interlocutor à aporia, um estágio de "não passagem"..
onde o interlocutor vê o seus argumentos completamente "destruídos"...
e acaba por não ter saída para explicar o assunto proposto eassim encontrar a verdade...


O método socrático consiste numa prática muito famosa de Sócrates, o filósofo, em que, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica (levar ou induzir uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao conhecimento ou à solução de sua dúvida) e pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar àconclusão de que o seu conhecimento é limitado.


Método Socrático - Ironia e Maiêutica


Torna-se importante observar que a ironia socrática não se tratava de um talento satírico ou da expressão de um desejo de difamação.

Na ironia se confunde o conhecimento sensível e o dogmático. Sócrates costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor,opiniões que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais do tal interlocutor, mostrando a tolice e os absurdos das suas opiniões superficiais, através das consequências contraditórias ou absurdas destas mesmas opiniões e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória. Esta primeira parte do métodosocrático destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia.

Na maiêutica, dá à luz um novo conhecimento, um aprofundamento que não chega ao conhecimento absoluto. Ele comparava frequentemente este método socrático com a profissão da mãe: era possível trazer a verdade à luz. Assim, ele voltava-se para os outros, quer fossem adolescentes, militares ou sofistas consagrados como Protágoras eGórgias, e interrogava-os a respeito de assuntos que eles julgavam saber. O seu sentido de humor confundia os seus interlocutores, que acabavam por confessar a sua ignorância, da qual Sócrates extraía sabedoria.

A máxima socrática só sei que nada sei refere-se a sócrates ou a própria filosofia?


Melhor resposta - Escolhida por votação

Na época em que falou essa frase, ele falou não só a si mesmomas tb a seus pupilos demonstrando que por mais que se busque uma resposta, sempre haverá outra pergunta. Dessa forma, o mais sábio de todos os homens nunca saberá tudo. Assim sendo, seria um eterno ignorante, porque por mais que saiba, não será "nada" em relação a "tudo".
Mais tarde, essa máxima de Sócrates serviu de fundamento à Filosofia que busca interpretar as coisas de maneiras que cadapessoa consiga fazer sua própria visão das coisas...Cada pessoa deve ter uma resposta própria para determinada pergunta.

O que significa a máxima de Sócrates, "só sei que nada sei"?


Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Sócrates em suas andanças pelas ruas de Atenas questionava as pessoas para saber se eram realmente sábias. Para sua surpresa descobriu que todos se consideravam sábios, pois baseavam-se no conhecimento que tinham do ofício que praticavam. Por exemplo, se perguntava ao guerreiro o que é a coragem, lhe respondia que é não fugir ao combate, no entanto, não sabia responder qual é a essência da coragem.
Por isso, "Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada a sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram...
tracking img