Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
FUNDAMENTOS BÁSICOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROFESSORA ORIENTADORA: Andrea Lima de Oliveira
ALUNA: Rejane Regis Dutra
TURMA: 1VA

1. Escolha cinco grandezas e explique o que elas significam.
* Pressão:
Ao observarmos uma tesoura, vemos que o lado onde ela corta, a lâmina, é mais fina que o restante da tesoura.Também sabemos que quanto mais fino for o que chamamos o "fio da tesoura", melhor esta irá cortar.
Isso acontece, pois ao aplicarmos uma força, provocamos uma pressão diretamente proporcional a esta força e inversamente proporcional a área da aplicação.
No caso da tesoura, quanto menor for o "fio da tesoura" mais intensa será a pressão de uma força nela aplicada.
A unidade de pressão no SI é oPascal (Pa), que é o nome adotado para N/m².
Matematicamente, a pressão média é igual ao quociente da resultante das forças perpendiculares à superfície de aplicação e a área desta superfície.
Sendo:
p= Pressão (Pa)
F=Força (N)
A=Área (m²)
* Velocidade:
A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que medeo quão rápido um corpo se desloca.
A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos: Velocidade Média e Velocidade Instantânea. É considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um módulo (valor numérico), uma direção (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima,...). Porém, para problemas elementares, onde há deslocamento apenas em uma direção, o chamadomovimento unidimensional, convém tratá-la como uma grandeza escalar (com apenar valor numérico).

* Aceleração:
Em física, aceleração e a taxa de variação de velocidade em relação ao tempo, ou seja, e a rapidez com que a velocidade de um corpo varia. E uma grandeza vetorial que como tal possui modulo, direção e sentido. A aceleração do movimento e constante e pode ser determinada daseguinte forma.

Onde:
am é a aceleração média;
ΔV é a variação de velocidade: ΔV= V2 – V1
Δt é o intervalo de tempo que ocorre a variação da velocidade: Δt = t2 – t1.
* Frequência
A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo.[1]
Alternativamente, podemos medir o tempodecorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período.

* Potência:
A potência é uma grandeza física, de símbolo P, definida como a razão entre a energia produzida, transferida ou transformada e o intervalo de tempo em que ocorreu essa transferência.
É também o produto da força pela velocidade. A unidade dosistema internacional de unidades (S.I.) é o watt, cujo símbolo é W. O nome desta unidade surgiu em homenagem a James Watt, engenheiro escocês. Um watt é a potência de um aparelho que, quando em funcionamento, fornece a energia de um joule em cada segundo.


2. Quais as unidades de medidas utilizadas no espaço, volume e massa?

* Volume
O volume é o espaço ocupadopor um sólido. Normalmente para líquidos utilizamos o termo capacidade.
Nosso cubo possui altura, largura e profundidade, portanto, possui três dimensões.
Volumes são extensões tridimensionais. O volume do nosso cubo é obtido através do produto 5 cm . 5 cm . 5 cm que é igual a (5 cm)3, igual a 53 cm3 que resulta em 125 cm3.
* Massa
A massa específica (m) de uma substância é a razão entre amassa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente:

Uma unidade muito usual para a massa específica é o g/cm3 , mas no SI a unidade é o kg/m3 . A relação entre elas é a seguinte:

Assim, para transformar uma massa específica de g/cm3 para kg/m3, devemos multiplicá-la por 1.000 . Na tabela a seguir estão relacionadas as massas específicas de algumas substâncias....
tracking img