Lewis mumford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto: O URBANISMO – Lewis Mumford

Lewis Mumford é americano estudou na universidade de Colúmbia, estudou a historia da civilização e se especializou na era maquinista, tornou-sediscípulo e continuador de Patrik Geddes.
Para ele a cidade e o centro mais importante do nosso tempo, inspirado neste tema escreveu “Stick and Stones” (1924) e “The Brown Decades” (1931), mais tardesua melhor obra “The Culture of cities” (1938)
Com um conhecimento profundo da realidade urbana contemporânea, ele participou de diversos movimentos de planificação urbana, foi membro fundador doRegional Planning Commission, professor da Universidade da Pensilvânia e do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Critico de arquitetura e de urbanismo do New Yorker e em varias revistas maisou menos do assunto.
No seu artigo Paisagem Natural e Paisagem Urbana: ele fala sobre a função biológica e social dos espaços livres.
No século XIX a concepção de espaços livres girava em torno dafunção higiênica e sanitária.
Devido à densidade nas grandes cidades houve a necessidade biológica dos espaços livres, os parques passaram a ser um local de fuga das barulhentas e empoeiradascidades.
As pessoas começaram a migrar para as periferias onde tinha maior área verde, empurrando o campo cada vez mais longe dos centros da urbe.
Para entender melhor vamos relembrar que no séculopassado (XVIII) a transformações das cidades devido aos transportes rápidos e dos meios de comunicação provocou alguns problemas: fez com que terrenos com preços razoáveis supervalorizassem, crescimentodesordenado das cidades, falta de espaços de lazer necessários após à diminuição da carga horária de trabalho. Diante do exposto a criação de um meiio ambiente rico em recursos humanos permitiria atransformação das cidades. O sonho das cidades-jardins de Ebenezer Howard amplia-se dentro da perspectiva de uma civilização do jardim.
Porem poucos projetos urbanos se adequou a esta situação....
tracking img