Fichamento - "A Fábrica e o Cortiço" Lewis Mumford

584 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - 02/2014
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA
PROFESSORA PROFA. DRA. VANICE DOS SANTOS
ALUNA: MARIA CAROLINA GOETTEN CONING
DATA: 03/11/2014

5 - A fábrica e o Cortiço
Mumford, Lewis. A cidade na história – suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo , 1998 4ª ed.

p.496 - “Os principais elementos do novo complexo urbano foram as fábricas, as estrada de ferro e o cortiço.” / Com a Revolução Industrial e o avanço de tecnologia, a grande maioria da população saio do meio rural para tentar a vida em cidades grandes.
“[...] A transformação dos rios em esgotos abertos foi um fato característico da economia paleotécnica. [...]” / As indústrias achavam um meio mais rápido de se abastecer e também de se livrar de resíduos indesejáveis ficando perto dos rios que cortavam as cidades.
p. 497 – “[...] Diminuíram o espaço vital disponível, lançaram sombra sobre a terra e, até recentemente, constituíam um problema insolúvel de utilização ou de remoção.” / O grande avanço de produção e consumo ficou completamente descontrolado, e tudo aquilo que era indesejável ficava para trás, ou seja, jogavam em qualquer lugar nas cidades, transformando-as em grades amontoados de sujeiras.
p. 498 – “ Por outro lado, os lugares destinados à moradia eram, muitas vezes, situados dentro dos espaços que sobravam entre fábricas, galpões e pátios ferroviários.” / Não se tinha muito interesse em destinar um lugar apropriado a moradia naquela época, tudo era junto, sem delimitação de espaço moradia e industrial.
p. 499 – “[...] Trabalhadores foram inicialmente acomodados pela transformação da velhas casas familiares em alojamentos de aluguel.” / Na maioria dos casos grandes casas eram divididas até por dez famílias que dividiam um quarto entre 8 a 10 pessoas.
A população da época era tratada com total descaso, vistas como chiqueiros, as cidades eram amontoados de sujeira. As moradias não

Relacionados

  • Trabalho A Cidade Na Hist Ria MUMFORD
    1061 palavras | 5 páginas
  • Mumford
    3067 palavras | 13 páginas
  • Diss Cristiane Bardese
    43255 palavras | 174 páginas
  • Psicologia
    30636 palavras | 123 páginas