Tarefa 02 - economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAREFA 2 - UNIDADE 2


Questão 1:

1) Em que momento e região do Brasil iniciou-se o processo de industrialização? Em sua resposta, procure informações sobre o período em que se instalou aindústria na região em que você vive atualmente.

Num primeiro momento a industrialização começou pela região sudeste, com ênfase no Rio de Janeiro e São Paulo. Isso aconteceu de forma lenta após adécada de 50 nos governos de Getúlio Vargas e Jucelino Kubistchek. Até então o Brasil era um país essencialmente agrícola com o cultivo principal de cana de açúcar primeiramente e depois de café. O fato daindustrialização ter começado pela região sudeste foi uma decisão política. Queria-se investir em infraestrutura no sudeste e o que vemos hoje em termos de diferença de desenvolvimento das regiõesteve início nessa época. Aqui na região Norte esse processo se deu bem mais tarde. Ate a década de 70 ainda via-se a região Norte como apenas beneficiadora dos produtos oriundos da floresta como aborracha por exemplo. Apenas após uma decisão política em incentivar a instalação de indústrias aqui é que vimos um crescimento industrial. Porém para que essas empresas viessem foi necessário uminvestimento em infraestrutura como energia, portos, aeroportos e estradas mas também a doação de áreas para a instalação das empresas e isenção de alguns impostos obrigatórios. Com isso hoje o estado do Pará éamplamente conhecido pelo seu potencial mas mais especificamente pelas Minas de Ferro de Carajás e todos o projeto em torno dessa atividade.



Questão 2:


2) Por que Bresser–Pereira (2007)afirma que estamos vivendo um período de desindustrialização? Explique sua resposta.

Com a prolongada valorização do real e a perda de competitividade da indústria como fatores preocupantes. Deacordo com Ricardo Galuppo, é preciso uma urgente necessidade de desenvolvimento industrial que consiga motivar a manufatura nacional sem colocar em risco a abertura do mercado para a importação....
tracking img