Tanto faz

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
Fundição

A fundição é um processo com ações para que uma liga metálica adquira um formato desejado. Essa liga, em estado líquido, é colocada em um molde, e quando resfriada, ganha o formatodeste, mas com dimensões menores, devido à encolhimento. Por isso, o molde deve ser planejado para que esse encolhimento não altere o tamanho desejado para a peça, ou seja, deve ser maior que esta.A fundição é aconselhada quando o formato da peça é de alta complexidade, principalmente para usinagem; quando houver necessidade de um processo econômico, como a fundição, e quando a liga tiverbaixa ductilidade, com conformação a frio ou quente complicada. Há três principais maneiras de fundição.

MOLDE DE AREIA

É o mais comum. Nele, a areia comum vai ser usada no molde. Doismoldes simétricos, que se unem e formam a peça, com areia compactada no formato desejado. Nesse tipo de molde, canais de alimentação geralmente são acoplados, para melhor preenchimento do molde. Éusado para fabricar blocos de motor, hidrantes e tubos.

FUNDIÇÃO COM MATRIZ

Nesse processo, a liga líquida, por pressão, entra em alta velocidade no molde aço, que é dividido em duas partessimétricas, e solidifica sob essa pressão. Quando solidificado, o molde se abre e a peça pode sair. O molde pode ser usado várias vezes. É aconselhado para fazer pequenas peças de Liga de Zinco,Alumínio e Magnésio, com baixo ponto de fusão.

FUNDIÇÃO DE PRESSÃO

O molde geralmente é de plástico, ou cera, que possuem baixo ponto de fusão. Na peça padrão, coloca-se uma pasta. Quando estasolidifica, é queimada, e com isso, a peça padrão se funde e escorre por uma cavidade. Esse método é indicado para peças que exigem alta precisão dimensional e bom acabamento, como joias e lâminas deturbinas de motores a jato.






RASCUNHO


Os moldes mais comuns são feitos com Areia de Fundição, composta por Areia, Gesso e Cimento, o que faz dela um material abundante e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tANTO FAZ
  • Tanto faz
  • tanto faz
  • tanto faz
  • Tanto Faz
  • Tanto faz
  • Tanto faz
  • tanto faz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!