Talidomida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensão Especial aos portadores da Síndrome da Talidomida




Desenvolvida por um laboratório alemão, a Talidomida (Amida Nfálica do Ácido Glutâmico) foi muito usada por gestantes nadécada de 50 para controlar sintomas da gravidez. Considerada como tensiolítica e calmante, foi utilizada sem pudor, no entanto, não se sabia de uma propriedade perigosa da Talidomida:ela causa gravesdeformações em fetos, podendo o nascituro, se desenvolver sem os membros superiores, inferiores, com surdez, cegueira e até mesmo deficiências na estrutura vertebral.

Quando a comercialização deTalidomida se iniciou, a mesma era encontrada com três denominações, produzidas por laboratórios diferentes, “Sedalis”, “Slip” e “Cedrin”. Com a ocorrência de muitos casos da então chamada, Síndrome deTalidomida, em meados de 1961 a produção do medicamento foi proibida no mundo inteiro. Porém, quatro anos mais tarde, com a argumentação de uso no tratamento de hanseníase, o Brasil voltou a produziro remédio sob supervisão do Governo Federal.

“Em 1993, a Funed Foi responsável pela produção de 2.348 caixas, o que totaliza 1.164 milhão de comprimidos.” Analisando tal volume de produção,pode-se estimar que a quantidade de pessoas prejudicadas com os efeitos da droga é imensa. São milhares de fetos com deformações e gestantes com problemas psicológicos, decorrentes da angústia edesespero causados pela “culpa”.

A ação da Talidomida na gravidez inibe o desenvolvimento normal do feto, A incidência maior do medicamento recai sobre os membros superiores (53% doscasos). O atrofiamento, tanto de membros superiores quanto de inferiores, representa 25% do total de deficiências, enquanto a surdez responde por 11%. Os outros 11% restantes dividem-se em casos raroscomo cegueira, atrofia apenas dos membros inferiores, má formação da estrutura vertebral e do tubo digestivo. (MEDICAMENTO...)




Em virtude das limitações provocadas pelas deformações,...
tracking img