Talidomida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A talidomida foi relatada e isolada por Wilhelm Kunz, em 1953. Foi reconhecida como um sedativo-hipnótico, semelhante à glutetimida, que possui essa mesma função, e foi comercializada inicialmente para o tratamento da insônia.

O medicamento foi proibido por ter caráter teratogênico e provocar a deformação de fetos de gestantes que ingeriam a substância para o enjôo. Entretanto,após vários estudos, pesquisas e ensaios foram descobertas outras funcionalidades para essa substância dita como apenas prejudicial.

Usada no auxílio ao tratamentos da AIDS, hanseníase e outras enfermidades menos comuns, o seu impacto foi positivo e trouxe até a cura de alguns pacientes submetidos a testes com a talidomida.



Objetivos

Consiste em compreender os benefícios da substânciadita talidomida e analisar alguns casos em que houve sucesso no emprego desse fármaco.



Metodologia

O relatório é composto de uma síntese de 6 tipos diferentes de artigos, sendo eles: caso clínico, artigo de revisão, editorial, artigo de divulgação, artigo de comunicação e artigo original. Os artigos foram retirados dos sites PubMed, Scielo e do Ministério da Saúde. Além disso, foramutilizadas imagens dos próprios artigos e, também, pesquisadas em sites de busca como o Google.



Discussão



‘’A talidomida foi descoberta por série de fatores fortuitos e primeiramente relatada por Wilhelm Kunz, em 1953’’. A talidomida foi prescrita mundialmente como sedativo e agente anti-naúseas, indicada no alívio do mal-estar matinal comum em gestantes, sendo responsável pelonascimento de milhares de crianças com deformações congênitas, que foram, posteriormente atribuídas ao seu perfil teratogênico. As consequências graves na gestação foram descobertas após pesquisas e são ligadas ao fármaco na sua forma racênica (isômeros R(+) e S(-), ligados à sonolência e a teratogenia, respectivamente).

[pic]

Entretanto, a bioquímica envolvida nesse processo teratogênico continuaobscura e sem muitas conclusões por a talidomida possuir instabilidade em solução aquosa. Após confirmação e divulgação destes graves efeitos colaterais, este fármaco teve sua licença para comercialização cancelada.



[pic]





Quatro anos mais tarde, em 1965, o médico israelita Jacob Sheskin prescreveu a talidomida como sedativo para pacientes leprosos, observando fortuitamenteacentuada redução da dor e do processo inflamatório associado ao leproma, identificando as propriedades antiinflamatórias da talidomida.

Entretanto, essa substância não traz apenas malefícios à saúde, contando com benfeitorias no organismo no tratamento de diversas doenças, como as que serão citadas posteriormente.

Pacientes leprosos apresentam níveis sanguíneos aumentados de um modulador dosistema imunológico, identificado como uma citocina chamada fator de necrose tumoral a. Estes mesmos pesquisadores constataram, posteriormente, a participação da talidomida na inibição seletiva desta citocina, quando expressa em quantidade superior àquela necessária à manutenção do sistema imunológico normal, demonstrando o potencial imunorregulador de talidomida. Entretanto, na hanseníase ‘’reação tipoII pode ocorrer em qualquer idade, mas as jovens com esse tipo de reação não podem fazer uso desse medicamento’’ por estarem em idade fértil. Ainda assim, ‘’em 1994, evidenciaram que, 31 dos casos ocorridos da Síndrome da Talidomida, 55% são devido a prescrição médica da talidomida, às mulheres em idade fértil, em tratamento da hanseníase.’’

Com base nas pesquisas que descobriram aspropriedades antiinflamatórias e imunorreguladoras da talidomida, uma indústria norte-americana solicitou ao FDA sua aprovação para uso no tratamento da hanseníase, concedida em julho de 1998. Marcava-se de forma definitiva a volta deste fármaco ao mercado, que representa, atualmente, um dos principais agentes terapêuticos disponíveis para o tratamento efetivo dos lepromas. Após essas descobertas,...
tracking img