Tales de mileto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica e Secundária do Pinheiro

Tales de Mileto

Tales de Mileto Escola Básica e Secundária do Pinheiro

Página 1

Índice
Introdução ...................................................................................................... 3 Tales de Mileto ............................................................................................... 4 Tales de Mileto na Matemática..................................................................... 6 Citações de Tales de Mileto ........................................................................... 8 Conclusão ....................................................................................................... 9Bibliografia................................................................................................... 10

Tales de Mileto Escola Básica e Secundária do Pinheiro

Página 2

Introdução
Tales de Mileto Quem foi? Quando nasceu? Quando morreu? Onde passou e o que se conhece sobre a sua vida? O que fez? E porque ficou conhecido? São estas as perguntas a que irei responder neste trabalho, onde falarei sobre Tales de Mileto: Um grego que nasceu em Mileto, matemático, filósofo, físico,astrónomo e comerciante este homem empenhou-se e fez algumas descobertas em quase todas estas actividades. Mais famoso pelo cáculo da altura das pirâmides no Egipto, e pela previsão de um eclipse solar, este estudioso destacou-se também pelos seus pensamentos “diferentes”, já que à época formou o seu próprio pensamento; em que não eram os deuses que constituíam a fonte e a essência do universo, para eleesta essência e fonte era a água, por ser indispensável à vida.

Tales de Mileto Escola Básica e Secundária do Pinheiro

Página 3

Tales de Mileto
Nasceu por volta de 525 a.C. em Mileto, um dos sete sábios da Grécia Antiga apontado como o:    O primeiro filósofo ocidental; O pai da geometria demonstrativa; A primeira figura conhecida, a quem se associam descobertas

matemáticas e porisso o primeiro matemático grego. Morreu cerca de 557 a.C.; ao longo de toda a sua vida teve várias experiências:  Foi mercador ; há ainda quem diga que tenha sido também político;  Fundou a Escola Jónica, (esta estudava o Universo e outras questões filosóficas);  Viajou: passou pelo Egipto (onde esteve em contacto com a misteriosa religião egípcia e se pensa ter calculado a altura daspirâmides) e na Babilónia (aqui teve a oportunidade de experimentar alguns instrumentos náuticos e possivelmente esteve pela 1ª vez perante tabelas);  Foi matemático: a ele estão atribuídas algumas grandes descobertas geométricas;  Foi astrónomo: tendo sido o primeiro a explicar o eclipse solar, e de acordo com Heródoto previu um eclipse solar em 585 a.C. e segundo os cálculos dos astrónomos modernosesse terá mesmo acontecido a 28 de Maio de 585 a.C.

Tales de Mileto Escola Básica e Secundária do Pinheiro

Página 4

 Foi filósofo e pensador: pensando sempre que a água era a origem do universo, Tales criou e desenvolveu várias reflexões que nos dias de hoje são frases famosíssimas. Assim, Tales teve sucesso relacionando estas diferentes áreas da sua vida. Por exemplo quando previu um anode boa colheita de azeitona e decidiu alugar todas as prensas da região e na época da colheita os produtores pagaram-lhe para poderem usar as prensas; também ganhou muito dinheiro fazendo previsões meteorológicas. Existem algumas teorias para a sua morte, mas a que mais curiosidade desperta é que caiu num buraco, quando observava e tentava perceber “o céu”.

Tales de Mileto Escola Básica eSecundária do Pinheiro

Página 5

Tales de Mileto na Matemática
Tales de Mileto ficou muito conhecido por causa das suas descobertas, numa área da matemática – a geometria:  Teorema: Nos triângulos cujos ângulos correspondentes são congruentes, os lados são directamente proporcionais. E foi com este princípio que, Tales calculou a altura das pirâmides:

Desta forma,

 Teorema: O ângulo...
tracking img