Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SESI/SENAI Maracanã
Curso Técnico de Informática
Matéria: Sistemas Operacionais
Professor: Wanderley Fonseca
Aluno: _____________________________________________________________
Turma:________________
Data: ___ / ___ / _____
Exercício sobre Gerência de Memória

1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

2. Considere um sistema computacional com 40Kb de memóriaprincipal e que utilize um S.O. de 10Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20Kb de memória?

3. Suponha um sistemacomputacional com 64Kb de memória principal e que utilize um S.O. de 14Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 80Kb, formado por um módulo principal de 20Kb etrês módulos independentes, cada um com 10Kb, 20Kb e 30Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se a técnica de overlay?

4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30Kbtivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não, como o problema poderia ser contornado?

5. Suponha um sistema computacional com 128Kb de memória principal e queutilize um sistema operacional de 64Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8KB), P2(24Kb) e P3(32Kb).Calcule a fragmentaçao interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.
a) P1 PA(6Kb); P2 PB(20Kb); P3 PC(28Kb)
b) P1 PA(4Kb); P2 PB(16Kb);P3 PC(26Kb)
c) P1 PA(8Kb); P2 PB(24Kb); P3 PC(32Kb)

6. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utilizando apenasa técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36Kb? Se for possível, como?

7....
tracking img