Tales de mileto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tales de Mileto (Pré-socrático)



Filósofo pré-socrático, Tales é um dos sete sábios da Grécia e o primeiro filósofo de que nos dá notícia aHistória. Da sua vida pouco se sabe, apenas o que nos é transmitido pelos doxógrafos.
Segundo as doxografias, Tales era filho de Exâmias e de Cleobulina, nasceu eviveu em Mileto, porto grego da costa da Ásia Menor. No que concerne à data do seu nascimento, tudo são conjecturas. Porque era astrónomo, previu o eclipsetotal do Sol de 28 de Maio de 585 a. C., o que permitiu estabelece, como datas prováveis, o ano de 624 a. C. para o seu nascimento e 547 a. C. para a suamorte. A sua ascendência terá sido de origem fenícia e era conhecedor da cultura oriental por, segundo se diz, contactos directos que efectuou. Pelo menos,em data incerta, empreendeu uma viagem ao Egipto.
Aristóteles eleva-o a fundador da Filosofia e diz que “a maior parte dos filósofos antigos concebiasomente princípios materiais como origem de todas as coisas (...). Tales, o criador de semelhante Filosofia, diz que a água é princípio de todas as coisas (poresta razão afirmava também que a Terra repousa sobre a água) (Arist., Metaph., I, 3).
Tales interessou-se pelos mais diversos campos da actividade humana:astronomia, matemática, política, etc. Do seu pensamento quase nada é conhecido. Até nós não chegaram, deste pensador, quaisquer escritos. Pelo que, oconhecimento que, da sua doutrina filosófica, temos se deve aos doxógrafos e, em particular, a Aristóteles. É pouco provável que Telas tenha escrito um livro.
tracking img