Tads

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando uma pessoa precisa comprar algum produto, ela vai ao mercado. Quando precisa vender seu trabalho ou uma empresa precisa encontrar um profissional para atender às suas necessidades,recorre ao mercado de trabalho. Isso quer dizer que, quando um candidato envia um currículo para o mercado de trabalho, se expõe como se fosse um produto em uma vitrine.

O currículo éa forma abreviada e, trazida para a Língua Portuguesa, da expressão latina “curriculum vitae”, e significa “carreira de vida”. É um documento em que uma pessoa revela sua formação,trajetória profissional e aspectos da personalidade.

Há três tipos de currículo: cronológico, funcional e cronológico-funcional. O currículo cronológico apresenta os empregadores em ordemcronológica inversa, isto é, iniciando pela data mais atual até chegar à data mais antiga. O currículo funcional enfatiza as funções exercidas durante a trajetória profissional. O currículocronológico-funcional associa o currículo cronológico e o currículo funcional, e é o mais utilizado no mercado de trabalho.

Geralmente, o currículo é composto pelos seguintes itens: dadospessoais, objetivo, qualificações ou resumo profissional, experiência ou histórico profissional, formação, formação complementar e outras informações relevantes. Vamos explicar cada umdesses componentes.

Em dados pessoais, os itens mais importantes são: nome, endereço, números de telefone convencional e/ou celular, endereço eletrônico, nacionalidade, estado civil eidade e/ou data de nascimento.

É importante você mencionar o objetivo, isto é, o cargo ou a área em que quer trabalhar.

Na parte de qualificações ouresumo profissional é importante fazerum resumo das informações mais importantes sobre as atividades exercidas e também sobre as almejadas; podem ser citados: experiência, conhecimentos, formação e aspectos da personalidade.
tracking img