Tads

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIOCAL S.A.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 3º PERÍODO -
SISTEMAS DE BANCO DE DADOS
PROFESSORA: THIAGO MORAES MARTINS

ATPS
ETAPA 1: INTRODUÇÃO AO BANCO DE DADOS E MER
PASSO 5: DOCUMENTAÇÃO

0000000000




ÍNDICE

PASSO 1 2
SGBD X GA ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
PASSO 2 4
MODELOS DE DADOS 4
PASSO 3 6
PASSO 4 6
ESQUEMA: 6
INSTÂNCIA: 7


PASSO 1Desenvolva um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.


Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:

A melhor maneira de entendera natureza geral e as características dos bancos de dados de hoje é olhar para as características dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados:
Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações. O acesso aos dados está escritonos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos.
A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara.
Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam estearquivo.
O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.
A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperação esta a cargo da aplicação.

SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Nos sistema gerenciador de Banco de Dados um arquivo (tabela) édefinido uma única vez e atende a várias aplicações.
Armazena-se junto com os dados toda as informações referentes à forma como foram estruturados os dados e onde eles estão armazenados fisicamente. Essas informações estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data.
Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandossolicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados.
São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações
diferentes.
É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado.
Essa simultaneidade é tratada através dogerenciamento da concorrência.

Considerações Finais
Atualmente, existe uma tendência de mercado em se dizer que qualquer problema será resolvido, caso a empresa adquira um Banco de Dados. Naturalmente, em um ambiente com acesso constante ao Banco de Dados (acesso concorrente, obviamente), onde a segurança seja de vital importância e que o desempenho da aplicação escrita estiver comprometendo aempresa, considerando-se logicamente uma aplicação bem escrita, sem dúvida a aquisição de um Banco de Dados poderá ser o primeiro passo na solução do problema.
Analogamente ao que ocorreu com o aparecimento das primeiras linguagens de programação voltadas ao Windows, onde estas foram apresentadas como capazes de alavancar os negócios da empresa, e no geral causaram mais frustração do que solução, aaquisição do Banco de Dados, pode gerar o mesmo tipo de problema.
É fundamental que a empresa candidata a utilizar um Banco de Dados, normatize-se totalmente, pois soluções “quebra-galho”, típicas do ambiente que dispõe de um Gerenciador de Arquivo, tendem a ser impossíveis em um ambiente estruturado sobre o Banco de Dados. Portanto, sob pena de se realizar um grande investimento, e não se...
tracking img