Tabalho curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
Departamento de Habilitações Pedagógicas.
Disciplina: Currículo e Trabalho Pedagógico
Profa.: Ana Luisa Nogueira de Amorim


Aluno: Fabio Correia Sampaio

MAT.: 11011551 (turma noite) Curso: Licenciatura em Química


Unidade III – TEXTO 1:

Santiago E. O projeto politico pedagógico da escola como instrumento de gestão democrática.In: Machado LB, Santiago E. Políticas e gestão da educação básica. Ed Universitária da UFPE: Recife, 2009.



Escreva sobre a importância da escola organizar o seu trabalho pedagógico tomando por base a elaboração de seu PPP.



O processo histórico de implantação do PPP (Projeto Político Pedagógico) surge no âmbito da escola como reflexo da abertura política dos anos 80 e com osespaços apresentados pela Constituição de 1988 que por sua vez desencadeiam diversos movimentos democráticos. Neste contexto é muito interessante destacar que o PPP não se constitui em uma espécie de imposição de grupos hegemônicos ou governamentais, mas de um processo democrático legítimo.

No meu ponto de vista, esse vínculo histórico-democrático do PPP é um importante aspecto a ser consideradoquando se avalia o papel de um PPP para qualquer escola. Ainda que o PPP de uma escola seja considerado uma mera convenção formal expressa no papel, o mesmo tem ao menos o mérito de explicitar as propostas, anseios, decisões e as reais limitações da escola. Obviamente, espera-se que um PPP vá muito além de apenas expor problemas. Em realidade, o PPP pode ser o ponto de partida para uma reflexãomais profunda e verdadeira sobre o papel do professor, do aluno, da família e da comunidade na escola. Cabe aos gestores terem a sensibilidade de enxergar o PPP como uma oportunidade para tornar a proposta ideal o mais próximo possível do real. Desta forma, o Projeto Político Pedagógico é fundamental para a escola porque neste documento estão contidos os três “Pês” do PPP: o projeto comoplanejamento com responsabilidade, o político como esfera decisória de um processo democrático participativo e o pedagógico que reflete a busca de um conteúdo voltado para os verdadeiros anseios da escola por meio de uma melhor relação ensino-aprendizagem.

Diante do exposto, é lamentável que a preocupação na elaboração de um PPP seja muitas vezes uma formalidade para responder as exigências de umasecretaria ou órgão superior. Assim, entender o PPP como um relatório ou texto para cumprir exigências de uma secretaria é talvez um primeiro equívoco de gestores, professores e alunos de uma escola. Além disso, abrir mão de um espaço democrático como o PPP é desconhecer a realidade educacional do país e desprezar oportunidades para enfrentar desafios. Em realidade, o primeiro desafio para a escola éencarar o PPP como uma oportunidade de reorganização, de mobilização e de construção de um trabalho pedagógico que vai beneficiar a todos. O PPP não pode ser visto como um trabalho docente extra, mas sim como um processo de melhorias a avanços no trabalho inclusive nas atividades dos professores mais resistentes às mudanças.

No texto norteador dessa reflexão a autora apresenta uma frase que éno mínimo emblemática:

“As práticas pedagógicas testemunham que é mais frequente o distanciamento da idealização-materialização do projeto que tomá-lo como orientador do trabalho escolar coletivo e das práticas docentes-discentes.”

Tornar o PPP um trabalho norteador de fato e de direito é provavelmente o maior desafio da escola na medida em que o PPP é fruto dadiscussão e construção de um projeto de escola com ensino de qualidade. No meu ponto de vista, qualquer escola (incluindo a educação universitária) tem muitos ganhos nas discussões acerca do PPP enquanto documento norteador das ações pedagógicas. Para as escolas onde planejamentos educacionais estratégicos já era uma realidade, essa etapa é certamente familiar e tranquila. Porém, para as escolas onde...
tracking img