Marketing na formação de preço

775 palavras 4 páginas
Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Administração Mercadológica: 4P´s de produtos e serviços

São Paulo,
2012
Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Os 4P’s de marketing na prática com o produto Fraldas descartáveis “Pom Pom”.

São Paulo,
2012

Mix de marketing é a forma de estudar os elementos que uma empresa deve controlar. Isso significa que para uma empresa ter sucesso no mercado, os chamados 4 P’s devem ser continuamente analisados e reavaliados.

São eles: produto, preço, praça e promoção.

Produto: é tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade, uma prestação de serviço, bens físicos, experiências, eventos, lugares ou propriedades e etc.

Preço: o preço é o elemento do composto de marketing que produz receita. Os demais, apesar de terem o objetivo de produzir receita, de início só produzem custos. Ao determinar o preço, a empresa pode buscar seus objetivos como maximizar o lucro ou maximizar sua participação no mercado. Aí está uma ferramenta totalmente volátil e de muita liberdade à empresa, o que se torna um risco manuseá-lo sem a devida análise.

Promoção: não basta criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, além disso, é imprescindível que seja difundida a ideia, que exista o processo de comunicação com os clientes. Como formas de promoção, podemos citar: propaganda, relações públicas, concursos culturais, ações de destaques em redes sociais (que inclusive está sendo uma tremenda ferramenta tanto para clientes como para fabricantes), entre outras.

Praça ou ponto de venda: é a combinação de agentes (intermediários) que permitem que o produto/serviço flua dos produtores aos consumidores. Ele pode ser uma gôndola de supermercado, um site na internet, vendas diretas, entre outros.

Veja a seguir:

Fontes: Baseado no livro de Kotler e Keller – Administração de Marketing (2006)

Relacionados