Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Em uma sociedade globalizada, na qual predominam as novas tecnologias da
produção, informação e comunicação, a responsabilidade social das organizações assume papel de destaque quando desafia as empresas por todo o mundo a refletirem sobre novas responsabilidades não abordadas na visão tradicional de empresa. Os compromissos dos homens de negócio não mais se restringem ao âmbitoeconômico centrado na minimização dos custos e maximização dos lucros. Numa organização onde a riqueza das pessoas e das organizações flui instantaneamente em redes de relações abstratas, além de atender às exigências dos acionistas ou sócios quotistas, os gestores precisam vislumbrar formas de promover o bem-estar da sociedade como um todo (KARKOTLI, 2004).
A inserção do deficiente no mercado detrabalho sempre foi um ponto delicado a ser tratado pelas empresas. O empresário luta para a sobrevivência do empreendimento num ambiente exigente por produtividade e eficiência em face de uma concorrência cada vez mais acirrada. A precipitada idéia de que o trabalhador deficiente não manteria o mesmo desempenho que outro trabalhador persiste nos meios empresariais. Existe relutância das empresasem admitir empregados nessa condição, em seus quadros funcionais, mesmo com todo arcabouço de normas protetoras do trabalho do deficiente.
As corporações que adotaram a responsabilidade social na gestão do negócio e possuem políticas claras voltadas para a diversidade cumprem a Lei de Cotas porque respeitam o ser humano. Enxergam seu potencial e valor mais do que suas limitações físicas,sensoriais ou mentais. Essas empresas são duplamente beneficiadas, por exemplo, o clima organizacional torna-se mais humanitário e as pessoas produzem mais; a rentabilidade sobre o patrimônio investido aumenta, favorecendo os acionistas.
As práticas socialmente responsáveis que imprimem valor ao potencial humano nas empresas são fomentadas por premiações veiculadas pela mídia. É uma forma de favorecer oprogresso na pauta de discussões dos empresários sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar os principais critérios adotados para a premiação das empresas que adotam ações voltadas para a responsabilidade social, bem como apresentar um case disponível na literatura especializada sobre o tema. Nesse sentido, esta investigaçãoinspira-se no foco das questões relacionadas à pessoa com deficiência no mundo do trabalho, considerando-se a concepção de sociedade inclusiva e a legislação pertinente. Para tanto, com base em pesquisa bibliográfica, leitura interpretativa e análise documental, foram paralelamente consultadas as principais normas jurídicas que disciplinam o 3 direito ao trabalho da pessoa com deficiência. Espera-se,com este estudo, fornecer algum subsídio para reflexão da comunidade empresarial sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

2 METODOLOGIA
A pesquisa é do tipo qualitativa e seccional, buscando estabelecer um diagnóstico da situação atual. Consta de duas fases, a primeira fase é do tipo exploratória que, segundo Vergara (2000), é um tipo de pesquisarealizada na área em que há pouco conhecimento acumulado e sistematizado, tendo uma natureza de sondagem e não comportando hipóteses.
Para ALVES (2003, p. 38), a manifestação da responsabilidade social empresarial é fenômeno recente. Por esse motivo, pretende-se aprofundar a pesquisa na revisão bibliográfica que, no entendimento de Gil (2002, p.44), se constitui principalmente de livros e artigoscientíficos. A pesquisa documental é realizada a partir do material encontrado em instituições selecionadas. A base teórica da pesquisa, como explica Gil (2002), apresenta diferentes definições, conceitos e opiniões.
Vergara (2000) comenta que o tratamento dos dados pode ser realizado de forma quantitativa ou qualitativa, codificando-os, apresentando-os de forma mais estruturada e analisando-os. Esta...
tracking img