Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE QUEREMOS DIZER COM " ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE?"


Segundo WERBACH (2009, pag 03) Os líderes empresariais devem reagir, se é que esperam manter seus mercados e a possibilidade de crescimento da sociedade. O colapso de um sistema nacional de saúde é um peso para os cidadãos e para os empregadores. Um salto no preço das commodities por culpa da escassez de recursos é um problemapara os produtores e consumidores. Uma comunidade incapaz de fornecer o alimento e o bem estar básico a si mesma não se manterá por muito tempo. A turbulência do mundo faz com que levar em conta esses fatores seja mais do que uma responsabilidade empresarial.É uma necessidade de sobrevivência empresarial.
Segundo WERBACH (2009, pag 03) Isso significa que os líderes empresariais e comunitáriosprecisam atentar também para as consequências sociais e culturais de longo prazo de seus atos- e da sua inação.Por causa de suas preocupações de curto prazo, o setor empresarial - especialmente na área de energia, incorporação imobiliária e companhia de seguros - perdeu bilhões de dólares quando ocorreu o Katrina. Assim como eu falhei como ambientalista, essas empresas falharam como depositários daconfiança econômica para enxergar o futuro próximo e se proteger dele. Deviam também ter pensado de maneira mais abrangente.
Segundo WERBACH ( 2009, pag 04) Acima de qualquer coisa o KAtrina foi uma tragédia humana. Além da tempestade de ventos, das chuvas e das ondas, foram seres humanos que falharam em relação a outros seres humanos.Uma estratégia focalizada estritamente no meio ambiente, ou naeconomia, ou mesmo em ambos não teria evitado o furacão. O que eu não soube expor ao prefeito de Nova Orleans foram as consequências políticas, o número de eleitores que perderiam suas casas e seus trabalhos, as consequências da falência de empresas locais para a arrecadação de impostos, e o número de escolas, igrejas, hospitais e outras instituições comunitárias que fechariam, tornando a cidadeinabitável.
Segundo WERBACH ( 2009, pag 04) Os setores energético, imobiliário e securitário falharam em estruturar suas atividades de modo a inseri-las num contexto em que todos esses fatores - o social e cultural, entre eles - fossem levados em conta.
Segundo WERBACH ( 2009, pag 04) Toda e qualquer empresa precisa incluir esse tipo de consideração no cerne de sua estratégia. Mas poucas empresaslevam em conta o longo prazo. O pensamento imediatista é endêmico na sua moderna estratégia de negócios.


UMA ESTRATÉGIA VERDE NÃO É UMA ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE

Segundo WERBACH ( 2009, pag 08) A palavra sustentabilidade passou a ser amplamente usada no contexto ambiental a partir de 1987, depois de aparecer num relatório das Nações Unidas preparado pela primeira ministranorueguesa Gro Harlem Brundtland. Ela definiu desenvolvimento sustentável como " satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades. Antes disso, os líderes empresariais usavam a palavra sustentabilidade para definir a condição das empresas cujos ganhos apresentavam crescimento crescente.
Segundo WERBACH ( 2009, pag 08) Um caixade Indiana me deu a seguinte definição: " Sustentabilidade é algo que posso fazer para cuidar de mim e de minha família agora, de modo a não tomar decisões erradas com as quais tenha de me haver no futuro."
Segundo WERBACH ( 2009, pag 08) Com o tempo, o significado da palavra ficou um tanto quanto diluído. Como escreveu Michael Pollan, autor de The Omnivore's Dilemma, "a palavra sustentabilidade"ganhou tamanho curso ultimamente que o conceito está em risco de ser tragado por uma corrente de inocuidade. Ao que parece, todo mundo está a favor "dela", seja qual for seu significado.Pollan mostra o lado negro do interesse pela sustentabilidade, fenômeno empresarial conhecido como lavagem verde, pelo qual uma entidade se preocupa mais em divulgar suas iniciativas ambientais do que em...
tracking img