Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMESP - Universidade Metodista de São Paulo

Administração com linha específica em Comércio Exterior
Metodologia e Pesquisa Científica - 2° semestre









Nayara Pinheiro Eduardo N° 51
Danielle Jeniffer N° 69
Luanna Nerath Souza N° 71
Taynara Nagima N° 74










Sustentabilidade Ambiental nas Empresas














São Bernardo do Campo
2010Nayara Pinheiro Eduardo N° 51
Danielle Jeniffer N° 69
Luanna Nerath Souza N° 71
Taynara Nagima N° 74









Sustentabilidade Ambiental nas Empresas







Pré-projeto apresentado ao Curso de Administração
com linha específica em Comércio Exterior
como requisito parcial ao desenvolvimento
da Monografia para o fechamento da matéria
no segundo semestre letivo.Orientador: Prof ° Ângelo Rodrigues Goldani








São Bernardo do Campo
2010





Objetivo


O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de sustentabilidade, como ela pode ser aplicada nas empresas independente do seu ramo produtivo e os
principais indicadores de sustentabilidade das empresas brasileiras. Parte-se de uma evolução histórica sobre o pensamento do desenvolvimentosustentável para então se definir sustentabilidade empresarial e apresentar os indicadores sustentáveis promovidos pelas as organizações,analisando a que nível a empresa anda com a preocupação e empenho para reverter os problemas ligados ao meio ambiente.




















Introdução
A figura do ser sustentável ainda é algo muito estranho para a maioria da população. Porisso mesmo, a impressão de que esse conceito é apenas um modismo a ser imitado com intenção de figurar com destaque para um determinado grupo de pessoas ou para um mercado consumidor específico; é cada vez mais difundida entre a população comum.
Mas, muito mais do que mostrar para as pessoas que o “ser sustentável” é uma forma de vida e a única maneira de permitir que nosso planeta se recuperepara que possamos viver em paz e por muito tempo ainda com os recursos naturais que ele tem para nos fornecer. Essa mudança de paradigma e da maneira como as pessoas encaram, principalmente, o consumo dos países mais desenvolvidos e das classes mais privilegiadas é algo difícil de conseguir e que demanda muita luta e muita conscientização através de um processo lento, contínuo e muito trabalhoso.
Énecessário encontrar formas cada vez mais criativas para mostrar a população, que o “ser sustentável” está ao alcance de cada um de nós por mais simples e por mais humilde que nossas vidas sejam. Absolutamente todos têm o poder e a oportunidade de ajudar na luta pela conservação do planeta, ou seja, vivermos em um planeta sustentável.
Transmitir e fazer a idéia ficar gravada na mente, e nos“espíritos”, da população deve ser encarado como algo diário e de constante busca através de campanhas educativas e com mensagens reais e de alto impacto que sejam capazes de imprimir o horror que nos aguarda no futuro caso continuemos a encarar o ser sustentável apenas como uma moda e algo “do momento”.
Com os avanços tecnológicos advindos após a revolução industrial e o crescente
aumento da populaçãoa atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem agora passa a ser uma inquietação, porquanto os recursos são limitados.
O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos
necessários para a produção de alimentos e bens deconsumo, entretanto, o processo
produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais.
Outra preocupação que emerge é que uma volumosa camada da população mundial que
sofre com a pobreza, fome e exclusão social. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação...
tracking img