Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI

FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI











FABIANE BAUMGRATZ











AGROECOLOGIA: SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA










Itapiranga, SC

2011




FABIANE BAUMGRATZ











AGROECOLOGIA: SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA







Projeto deMonografia apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de metodologia da Faculdade de Itapiranga (FAI).







Professor Orientador: Dr. Jair Turcatto









Itapiranga, SC

2011



SUMÁRIO

1 TEMA 3
2 PROBLEMA 3
3 OBJETIVOS 3
3.1 GERAL 3
3.2 ESPECÍFICOS 3
4 JUSTIFICATIVA 4
5 METODOLOGIA 4
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
6.1 AGROECOLOGIA:CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA. ..........4

7 CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 8





















1 TEMA



Agroecologia: caminho para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.


2 PROBLEMA


É possível a implantação de uma agricultura sustentável que gere lucratividade e continue a suprir a demanda por alimentos?


3OBJETIVOS




3.1 GERAL



Desenvolver através da Agroecologia uma agricultura que utilize conhecimentos e procedimentos ecológicos para a produção de alimentos. Promovendo assim, a sustentabilidade agrícola e a garantia de produtividade em longo prazo, fato que beneficiará tanto produtores e consumidores e equilibrará objetivos ambientais, econômicos e sociais.

3.2 ESPECÍFICOS• Relatar os problemas gerados pelas práticas da agricultura moderna.

• Apontar a necessidade de mudanças no sistema agrícola atual.

• Demonstrar a importância da utilização de práticas agroecológicas no manejo agrícola.

• Caracterizar a agroecologia e definir a sua relação com a sustentabilidade dos agrossistemas.





4 JUSTIFICATIVA





Aagricultura está em crise. Apesar de bem sucedida no que diz respeito à crescente demanda por alimentos, há sinais significativos do enfraquecimento das bases de sua produtividade ecológica. O crescimento da produção baseia-se principalmente, no avanço científico e nas inovações tecnológicas, com o desenvolvimento de novas variedades de plantas, uso de fertilizantes e agrotóxicos. Fato que torna osinvestimentos altos para o produtor e ao mesmo tempo degrada o meio ambiente, ou seja, o sistema agrícola vigente é insustentável.



5 METODOLOGIA



Quanto a sua natureza de cunho teórico, pois serão utilizados apenas dados secundários resultantes de pesquisas anteriores.

Quanto à conduta dos dados, será classificada como pesquisa bibliográfica, haja vista quê procuraexplicar um problema a partir de referências teóricas já publicadas.



6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



6.1 AGROECOLOGIA: CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE



A agricultura brasileira vem apresentando nos últimos anos recordes na produção de alimentos. Fato que se deve principalmente a adoção de um sistema produtivo chamado de “revolução verde’’, importado dos países desenvolvidos a partir dametade do século XX.

Seu objetivo é o incentivo á produção de alimentos com a máxima exploração da área produtiva. Conforme Gliessman (2009, p.36): “A agricultura moderna está construída em torno de dois objetivos que se relacionam: a maximização da produção e do lucro.”

Para tanto, intensificou-se a utilização da monocultura, da irrigação, além do uso de plantas geneticamentemodificadas, insumos químicos, agrotóxicos e máquinas, ou seja, uma agricultura modernizada.

No entanto, aos poucos se percebe os problemas gerados a partir da adoção desse sistema produtivo. As chamadas práticas convencionais de manejo desconsideraram que o cultivo intensivo do solo enfraqueceria o mesmo e toda a dinâmica ecológica da área produtiva, tornando-a improdutiva.

Tal...
tracking img