Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUIS, EDUCAÇÃO E CULTURA – FAPEC
Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT
Curso de Gestão de Recursos Humanos

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autor: Marta Soares da Cruz

Maceió
2011

FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUIS, EDUCAÇÃO E CULTURA – FAPEC
Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT
Curso de Gestão de Recursos Humanos

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autor: MartaSoares da Cruz

Trabalho a ser entregue como exigência parcial da disciplina Desenvolvimento Sustentável no 4º período do curso de Gestão de Recursos Humanos da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura / Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAPEC/FAT).

Orientador: Prof. Elisio Pierre Chaves dos Santos

Maceió
2011DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por Marta Soares da Cruz

INTRODUÇÃO

A espécie humana, assim como as demais formas de vida, dependem do sistema de interação entre os elementos naturais (água, atmosfera, rochas, plantas, animais e solo).

Para que as pessoas possam ter suas necessidades básicas atendidas é essencial o desenvolvimento econômico, especialmente para as populações depaíses pobres.

Entretanto, o crescimento desordenado e o elevado padrão de consumo têm causado impactos que reduzem o potencial do meio ambiente, como por exemplo: o aquecimento da atmosfera, o crescimento dos níveis dos oceanos, a poluição das águas, a erosão do solo e a acelerada extinção das espécies.

A conservação ambiental e o desenvolvimento econômico são essenciais para suprir asnecessidades humanas.

Sem a conservação do meio ambiente, o crescimento econômico, ao invés de atender às necessidades da população será responsável pela miséria de inúmeros povos e, ainda, pelo comprometimento das condições de sobrevivência das gerações futuras.

A conservação da biodiversidade não é apenas uma questão de proteger a vida silvestre e seus ecossistemas, mas sim de preservaras condições de sobrevivência do homem, por meio da manutenção dos sistemas naturais que sustentam a vida humana.

MEIO AMBIENTE

Embora os ecossistemas naturais tenham certa capacidade de se reajustar, uma série de modificações provocadas pelo homem no meio ambiente tem ultrapassado esta capacidade, gerando desequilíbrios.

As alterações no meio ambiente podem resultar em uma sériede problemas, como: o surgimento de novas espécies nos ecossistemas naturais, a extinção de espécies nativas e a introdução de substâncias de natureza prejudicial.

Quanto a primeira dificuldade, alertamos que o surgimento de novas espécies em um ecossistema já formado e de certa forma equilibrado, pode resultar em sua competição com as espécies nativas, causando toda sorte de desequilíbrios,em um habitat ajustado ao longo de muitos anos.
Igualmente, a extinção de uma determinada espécie de um ecossistema pode ocasionar uma série de desequilíbrios, principalmente na cadeia alimentar de outras espécies.

A introdução de substâncias no ambiente natural provocará reações diferentes, de acordo com o tipo de substância e o habitat afetado, a mair dificuldade refere-se àssubstâncias poluentes, que representam perigo à saúde dos organismos vivos, pois atingem, principalmente, as populações que ocupam os níveis mais altos dos ecossistemas, mas ameaçam a sobrevivência de todas as espécies.

Os principais poluentes da água e do solo são, em geral, o lançamento de dejetos humanos (esgoto) em quantidades excessivas e sem prévio tratamento, o lançamento de resíduosindustriais tóxicos e o uso inadequado de inseticidas.

Já, como poluentes do ar atmosférico, podemos mencionar: o monóxido de carbono, o óxido de enxofre e de nitrogênio, os hidrocarbonetos e a matéria particulada em suspensão.

Ora, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum e indispensável à sobrevivência humana, deve ser preservado, não só pelo poder público, mas por toda...
tracking img