Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE
RESPONSABILIDADE SOCIAL E
MEIO AMBIENTE
Planejamento ambiental



2011

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal formaque a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
Quando se busca a construção de uma sociedade sustentável, é importante compreender adinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente, por isso determina a qualidade de vida no planeta. Ecossistemas são unidades naturais complexas que basicamente se constituem de dois grandes grupos, o primeiro composto de organismos vivos e o segundo, de seres não vivos. Porém, para a existência de um ecossistema esses dois grupos sãoinseparáveis e se interrelacionam. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011)
Ações relacionadas a sustentabilidade:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentosorgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursosminerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos combaixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em riscos os recursos naturais - água, solo, vida vegetal, ar - dos quais depende. Assim, odesenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento que segue esses princípios. É diferente, portanto, do modelo tradicional de desenvolvimento, que se baseia exclusivamente em aspectos econômicos, tais como o aumento de produção e consumo. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011)

PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE UM MUNICÍPIO
PLANO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE NONOAI-RSINTRODUÇÃO
Os variados tipos de poluição e a degradação ambiental passaram a ameaçar a sobrevivência humana e de outros seres vivos no planeta. Nestas condições o Plano Municipal do Meio Ambiente tem a finalidade de apontarem diretrizes a serem executada pelo município de Nonoai com o intuito de buscar soluções efetivas para os problemas ambientais e desenvolvimento municipalequilibrado.
O Plano Municipal Ambiental foi desenvolvido com base nos subsídios fornecidos pela prefeitura municipal, (das diversas secretarias) de Nonoai, dados coletados da internet e pesquisas na biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF).
OBJETIVO GERAL
Este Plano Municipal de Meio Ambiente tem como objetivo geral o estabelecimento de diretrizes que deverão ser...
tracking img