Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade Corporativa: Definição do Conceito

Embora exista uma definição amplamente aceita para o conceito de desenvolvimento sustentável, que é “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”2, existe um grande debate quanto à definição correta do termo sustentabilidade corporativa, porsua associação com termos já anteriormente conhecidos no meio empresarial como responsabilidade social, responsabilidade social corporativa ou cidadania corporativa.

Este trabalho trata a sustentabilidade corporativa como a incorporação de aspectos sociais e ambientais na definição da estratégia, na operação do negócio e nas interações com stakeholders. Fica evidente, portanto, que atividades decunho social e ambiental que não estejam ligadas à estratégia e à operação do negócio, como as atividades assistenciais e doações tradicionalmente realizadas pelos grupos do setor sucroalcooleiro, não estão no escopo deste trabalho. A ênfase aqui é na palavra incorporação: busca-se neste trabalho investigar como aspectos sociais e ambientais relacionados ao dia-a-dia dos negócios estão sendotratados pelas organizações.

Frequentemente associado ao termo sustentabilidade corporativa, e de fundamental importância para a compreensão do tema, é o conceito do triple bottom line - TBL, proposto por John Elkington em seu livro “Canibais com Garfo e Faca”. O conceito do TBL refere-se basicamente à prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social, e à construção de métricas quepermitam mensurar a atuação de uma empresa não só na esfera econômica, mas também nas esferas social e ambiental.

Sustentabilidade corporativa não necessariamente significa maiores custos, processos mais burocráticos e menores retornos financeiros. Sustentabilidade repousa em uma visão de negócios onde desempenho socioambiental caminha lado a lado ao desempenho econômico - uma mudança de paradigmaque prioriza a perenidade e a perpetuidade da organização. Em algumas situações, a melhoria no desempenho socioambiental pode gerar ganhos financeiros de curto prazo para as organizações – vide, por exemplo, as reduções no consumo de insumos agrícolas pela utilização de resíduos da produção, como a vinhaça, na fertilização do solo. Em outras, esta melhoria pode não gerar benefícios imediatos,porém traz à empresa ganhos de
longo prazo, que contribuem justamente para o sucesso contínuo e perene da organização. Assim, uma situação onde melhorias socioambientais estão ligadas primariamente a perdas econômicas viola um dos tripés do TBL, e não é sustentável.

Dois princípios têm fundamental importância na promoção da sustentabilidade empresarial: governança corporativa e inovação. Somenteapoiada em boas práticas de governança corporativa uma empresa pode assegurar que os interesses das diversas partes interessadas sejam preservados. Uma empresa sustentável é justamente aquela que reconhece e valoriza a sua interdependência não só com agentes internos, como os seus colaboradores, mas também com atores externos à empresa, como fornecedores e clientes. Já a inovação é o elementocatalisador da mudança de paradigma acima mencionada, criando novos produtos, redesenhando processos existentes e repensando o modelo de negócios da organização.

2 Relatório Brundtland (WECD, 1987)

Sustentabilidade Ambiental e planejamento ambiental
“O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanasnão devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras”. (MANZINI & VEZZOLI, 2005.)
Desenvolvimento sustentável

O que é sustentabilidade? (2)
O conceito do desenvolvimento sustentável
Flávio Tayra (FSP/USP)
Em 1983 foi criada pela...
tracking img