Sustentabilidade do bioetanol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 74 (18349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE UNIÃO DA VITÓRIA - PR
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

JOSIANE PRISCILA BAJUKA

BIOCOMBUSTÍVEL: A SUSTENTABILIDADE DO BIOETANOL DA
CANA-DE-AÇÚCAR

UNIÃO DA VITÓRIA
2009
JOSIANE PRISCILA BAJUKA

BIOCOMBUSTÍVEL: A SUSTENTABILIDADE DO BIOETANOL DA
CANA-DE-AÇÚCAR

Monografia apresentadacomo requisito parcial para obtenção do título de especialista em Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória– PR.

Orientador: Prof. Ms. Clovis Roberto Gurski

UNIÃO DA VITÓRIA
2009

Dedico este trabalho primeiramente a Deus por sersempre a minha força e meu chão e por estar sempre ao meu lado em meio às lutas. Ao meu noivo Erick pela compreensão e força no período de realização deste, a minha família por sempre me apoiar em minhas decisões.

AGRADECIMENTOS

À Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória pelo curso oferecido, sem o qual este trabalho não seria realizado.

Ao ProfessorMestre Clóvis Roberto Gurski, pelas instruções passadas para que o trabalho fosse concluído com êxito.

A todos que de uma forma ou de outra colaboraram para a conclusão dessa monografia.

Do ponto de vista empresarial, a sustentabilidade consiste em: identificar os 'pontos doces', isto é, os pontos de interface entre os seus negócios e os interesses dasociedade e do Planeta, combinando lucro com bem-estar social...
(Andrew Savitz)
RESUMO

O petróleo e seus derivados representam 55% do consumo mundial de energia. São esses combustíveis que permitem a existência dos meios de transporte rápidos e eficientes que temos hoje, bem como boa parte das atividades industriais. Lamentavelmente, os combustíveis fósseis não vão durar mais do que algumasdécadas, pois, as suas reservas são finitas, a segurança de abastecimento é problemática para os muitos países que os importam e o seu uso é a principal fonte dos gases que estão provocando mudanças climáticas e o aquecimento global. Os biocombustíveis são produzidos a partir da biomassa, fontes renováveis, matéria orgânica, podendo ser fontes vegetais ou compostos de origem animal. As fontes maisconhecidas no mundo são cana-de-açúcar, milho, soja, semente de girassol, celulose e madeira. A partir destas fontes são produzidos álcool e biodiesel, por exemplo, por serem biodegradáveis estes combustíveis alternativos provocam menor impacto a natureza. Além de ser uma energia renovável, ou seja, fontes que podem se recompor num ritmo capaz de suportar o consumo sem restrições ou grande riscode esgotamento. Sendo assim, o presente trabalho é uma pesquisa básica de cunho descritivo, bibliográfico e documental, com o objetivo de destacar as variáveis qualitativas e quantitativas da importância e sustentabilidade do uso do bioetanol da cana-de-açúcar como biocombustível em substituição aos combustíveis fósseis derivados do petróleo. Diante da crescente preocupação ambiental de reduçãodos poluentes gerados pelo uso dos combustíveis fósseis e da instabilidade do preço internacional do petróleo, o uso das fontes renováveis de origem de biomassa representa o futuro da atividade humana na busca de fontes renováveis de energia. O álcool no Brasil atingiu custos competitivos com a gasolina nesses 30 anos desde o início do Programa Nacional do Álcool. Este resultado foi obtido atravésdos avanços tecnológicos incorporados pelo setor sucroalcooleiro, tanto na área agrícola quanto na área industrial, aliados ao gerenciamento de toda a cadeia produtiva. Estes fatores foram preponderantes para manter a competitividade em mercados mundiais. A disponibilidade de terras para agricultura aliada ao uso da cana-de-açúcar e uma tecnologia avançada minimiza os impactos no mercado de...
tracking img