Surgimento da fisioterapia no brasil e suas entidades representativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento da Fisioterapia no Brasil e suas entidades representativas



A vinda da Família Real para o Brasil contribuiu muito para o desenvolvimento da Fisioterapia. Na época do descobrimento, o Brasil não dispunha de nenhuma atenção à saúde. Com a vinda da Família Real é que criou-se a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que seinstalava na cidade do Rio de Janeiro (SALLES, 1971).

A carência de profissionais médicos no Brasil Colônia e Brasil Império era enorme. Para se ter uma idéia, no Rio de Janeiro, em 1789, só existiam quatro médicos exercendo a profissão ( SALLES, 1971).

Surge então as primeiras escolas de ensino médico no país e foram consideradas como uma grandiosa obra dos portugueses noBrasil, principalmente os avanços obtidos na cidade do Rio de Janeiro ( NOVAES, 1998).

Na fisioterapia do Brasil do século XIX, os recursos fisioterapêuticos faziam parte da terapêutica médica, e assim há registros da criação do serviço da eletricidade médica e também da hidroterapia entre os anos de 1879 e 1883, existente até os dias de hoje. O médico Arthur Silva participou da criação doprimeiro serviço de Fisioterapia da América do Sul, em 1884, e na cidade de São Paulo, o médico Raphael Penteado de Barros fundou o departamento de Eletricidade Médica, no que hoje pode ser considerada a Universidade de São Paulo (SANCHEZ, 1984).

Segundo o mesmo autor, na segunda década do século XX começam a surgir os serviços de Fisioterapia no centro do país, sob a direção de profissionaismédicos denominados médicos de reabilitação. Em 1929, o médico Waldo Rollim de Moraes colocou em funcionamento o serviço de Fisioterapia do Instituto do Radium Arnaldo Vieira de carvalho. Por mais de 40 anos a profissão foi exercida sem regulamentação, e os recursos fisioterapêuticos eram aplicados somente sob prescrição médica.

Após a Segunda Guerra Mundial houve um aumentosignificativo do número de indivíduos com sequelas físicas, evidenciando a necessidade de modernização dos serviços de Fisioterapia do Rio de Janeiro e São Paulo, e a criação de novos serviços em outros Estados. No período da Industrialização, a atenção voltou-se para o corpo como força de produção e as novas formas de tratamento passaram a utilizar maquinaria e equipamentos específicos de observação eidentificação de doenças. Essas tecnologias foram determinantes para que os novos profissionais da saúde fossem formados distantes da realidade social, com predomínio da assistência “curativa, recuperadora e reabilitadora”( REBELATTO, 1999).

Ainda segundo Rebelatto, além do aparecimento de novas doenças relativas ao desgaste das estruturas corporais, pelas excessivas exigências do períodoindustrial, as guerras contribuíram para a consolidação do exercício fisioterapêutico, pois produziram um grande número de pessoas que precisavam de tratamento para se recuperar ou reabilitar e readquirir um mínimo de condições para voltar a uma atividade social integrada e produtiva.

A modernização das escolas médicas e o caráter científico e especializado das práticas de saúde talvez tenhamconstituído os primeiros passos para o reconhecimento legal da profissão no Brasil, já que a utilização de recursos físicos na assistência à saúde já era praticada desde 1879. Em 1951 surgiu o primeiro curso de formação de técnicos em Fisioterapia na Universidade de São Paulo, acessível a alunos com segundo grau completo. Estes profissionais eram denominados fisioterapistas. Em 1954 é criada aAssociação Beneficente de Reabilitação- ABBR, que logo abre curso técnico em reabilitação. O surgimento da AACD ( Associação de Assistência à criança Defeituosa) absorveu um novo conceito de assistência diferenciada incorporando profissionais técnicos formados pelos novos cursos. As primeiras turmas formadas se inseriram nos consultórios e clínicas auxiliando os médicos, que prescreviam os...
tracking img