Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO MUNDO
VALÉRIA RODRIGUES COSTA DE OLIVEIRA1

RESUMO: Este artigo reconstitui o surgimento e profissionalização da Fisioterapia na Inglaterra e nos Estados Unidos, fundamentando-se em autores que retratam as histórias da Associação Americana de Fisioterapia e da Sociedade Patenteada de Fisioterapia.

Palavras-chave: história mundial, fisioterapia,fisioterapeuta. ABSTRACT: This article reconstitutes the Physiotherapy's origins and professionalization in the British Isles and in the United States of America, basing in authors that tell the histories of American Physical Therapy Association and of the Chartered Society of Physiotherapy.

Este trabalho tem como objeto de análise a história da Fisioterapia no mundo, destacando seudesenvolvimento na Inglaterra e nos Estados Unidos. A apresentação do contexto histórico busca demonstrar as diversas fases e práticas adotadas ao longo do processo de construção da atividade. Dessa maneira, foram delimitados os marcos norteadores que influenciaram a formação dos profissionais que atuam na área, identificando os conhecimentos que fizeram parte de sua formação e influenciaram elaboração dosprimeiros currículos específicos dos cursos de Fisioterapia.
1

Professora do Curso de Fisioterapia da Unversidade Católica de Goiás; Supervisora do convênio CEAF/UCG.

1

PDF Created with deskPDF PDF Writer - Trial :: http://www.docudesk.com

Mesmo ciente de que os recursos físicos têm sido utilizados desde a Antigüidade com o objetivo de promover relaxamento ou estimulação, para prevenirdeformidades ou remediá-las, o marco inicial deste texto é o contexto europeu, mais precisamente a Inglaterra do século XIX. Esse recorte espacial e temporal justifica-se por dois motivos.

Primeiramente, por remeter a um período de industrialização, no qual se deu o desenvolvimento das bases racionais, metodológicas e mecânicas das terapias aplicadas, que se beneficiaram das transformaçõesoriundas da Revolução Industrial. Segundo, porque, nessa época, iniciaram-se uma nova profissão e os princípios da formação dos seus profissionais, posteriormente denominados fisioterapeutas. Torna-se importante reconstituir a história da Fisioterapia na Inglaterra, uma vez que ela estabeleceu modelos de funcionamento e de prática profissionais, assim como a história da Fisioterapia nos EstadosUnidos, devido às influências que exerceram em toda a América Latina, incluindo o Brasil, após o fim da Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento histórico da Fisioterapia nesses países está, nesta dissertação, diretamente vinculado às entidades representativas dos profissionais ingleses: a Chartered Society of Physioterapy (Sociedade Patenteada de Fisioterapia); e americanos, a American PhysicalTherapy Association (Associação Americana de Fisioterapia).

A origem da classe profissional. 2

PDF Created with deskPDF PDF Writer - Trial :: http://www.docudesk.com

Segundo Barclay (1994), em 1894, deu-se em Londres, Inglaterra, a fundação da Society of Trained Masseuses (Sociedade de Massagistas Diplomadas), a primeira organização profissional da classe de massagistas. De acordo com o autor,dois fatores contribuíram para o acontecimento: o renascimento da massagem nos anos de 1880 e um escândalo envolvendo massagistas em 1894. Até os anos de 1880 e 1890, não era comum o treinamento específico em massagem. Esta era empregada em locais como “spas”, casas de banho, e em domicílios, sem finalidade terapêutica. A partir desse período, um grupo de enfermeiras e parteiras buscaram aprenderuma “nova massagem” que as capacitassem a atender mulheres “neurastênicas”2. Duas publicações de 1886, primeiramente de um artigo escrito por Lady Janetta Manners, recomendando a massagem como uma ocupação feminina socialmente aceitável, e a publicação de um livro escrito pelo Dr William Murrel, cujo título era Massotherapeutics (Massoterapeutas), contribuíram para o

renascimento da massagem...
tracking img