Surgimento da escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A inserção das inovações tecnológicas nas diversas áreas da sociedade ocasionou nos últimos anos grandes alterações, principalmente, no sistema educacional de ensino. Com isso, modificaram-se, também, as práticas escolares nos mais diversos níveis educacionais. Essas mudanças envolveram, sobretudo, a utilização do computador como ferramenta metodológica nas práticaseducativas.
A sociedade informacional tem acarretado novos meios didáticos para o professor trabalhar em sala de aula, pois os alunos estão mais exigentes, devido à aprendizagem já adquirida fora do ambiente escolar com relação ao computador e internet. Desse modo, as aulas tradicionais tornaram-se cansativas e pouco atrativas. Diante de tantas mudanças, as escolas devem impor-se aosquestionamentos e discussões frente aos aspectos da informática dentro do meio social.
O educador precisa aprender a utilizar o computador: é necessário retirar do seu uso aquilo que interessa aos objetivos educacionais. Dessa forma, cabem aqui os seguintes questionamentos: como selecionar os diferentes programas, hoje, disponíveis? Como utilizá-los e melhor aproveitá-los para as disciplinas?Como integrá-los com os vários conteúdos existentes? Não se trata de tornar o professor um especialista em informática, mas sim, criar condições para que ele tenha contato com diferentes formas do uso da informática para educação.
O uso da tecnologia no ambiente escolar é bastante válido no sentido que possibilita um ensino e uma aprendizagem mais interativa. As crianças e os adolescentesaté podem apresentar, um conhecimento bem mais adiantado em relação às ferramentas tecnológicas hoje existentes; mas esse conhecimento não será útil se ele não for utilizado de maneira crítica. Nesse sentido, o professor deve explorar o conhecimento prévio do aluno, na colaboração e produção dos trabalhos envolvendo tecnologia, despertando assim, um olhar crítico nesse discente.
Percebemosque a crescente introdução das novas tecnologias na educação tem gerado novos ambientes de aprendizagem, onde o computador é o centro das atenções. A criação de laboratórios de informática tornou-se freqüentes nas escolas que buscam a atualização frente às inovações tecnológicas. Com isso, é comum encontrarmos nas instituições escolares a utilização de softwares educativos com característicasmultimídia. Este recurso oferece aos alunos a possibilidade de participarem de um ambiente de aprendizagem mais interativo.


2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


As novas tecnologias proporcionaram nos últimos anos, mudanças revolucionárias em todos os ramos da informação e do conhecimento. A escola, que visa preparar o aluno para o mercado de trabalho, não deveria estar alheia a essastransformações. Neste sentido, cabe não somente aos professores, como a todo sistema educacional, seguir todos esses avanços tecnológicos e contribuir para aprendizagem dos alunos.
De acordo com os Parâmetros Nacionais (PCN’s), podemos acrescentar:


(...) Não basta visar à capacitação dos estudantes para futuras habilitações em termos das especializações tradicionais, masantes trata-se de ter em vista a formação dos estudantes em termos de sua capacitação para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes que se produzem e demandam um novo tipo de profissional, preparado para poder lidar com novas tecnologias e linguagens, capaz de responder a novos ritmos e processos...” (BRASIL.PCN’s, 1997 , p. 28)




Nesteambiente, de dependência mundial da tecnologia, onde as informações são uma preciosidade, a escola não pode ser esquecida, visto que a educação tem o papel de formar cidadãos capazes de serem agentes transformadores. Então, se a informação é tão importante temos que consequentemente disponibilizá-la aos alunos para auxiliá-los na construção de seu próprio conhecimento e, dessa forma, melhorar o...
tracking img