Surfactantes pulmonares em neonatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENFERMAGEM

(nomes)

SUBSTÂNCIAS SURFACTANTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS NEONATOS

JUNDIAI
2012
(nomes)



SUBSTÂNCIAS SURFACTANTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS NEONATOS

Trabalho exigido como critério parcial da disciplina de Fisiologia da Universidade Paulista
Orientador: Professora:

JUNDIAI
2012
SUMÁRIO :
1Resumo............................................................................................ .......................4
2 Introdução...................................................................................... .. .......................5
3 Doençaspulmonaresneonatais..................................................................................6
4 Importância do surfactante pulmonar em neonatos.................................................7
5 Referências bibliográficas.........................................................................................8

RESUMO:

O principal objetivo desse trabalho é relatar a importância dos surfactantes pulmonares nos sistema respiratório, principalmente em bebês prematuros.

Palavras – chave: Surfactantes pulmonares , sistema respiratório, neonatosINTRODUÇÃO

SURFACTANTE PULMONAR
É um agente tensoativo, que, em contato com a água modifica a sua tensão superficial. É uma mistura de lípidos, proteínas e cálcio, cuja função é a de reduzir a tensão de superfície. 
O Surfactante pulmonar age como um detergente impedindo que as moléculas se atraiam ou promovendo sua desagregação, diminuindo a tensão evitando a diminuição do calibre dosalvéolos permitindo que eles fiquem inflados reduzindo assim o trabalho respiratório com aumento da complacência pulmonar.
Esta substância de superfície ativa é sintetizado por pneumócitos tipo II. Esta síntese começa muito cedo na vida fetal e picos entre 35-36 semanas de gravidez, é sintetizada no RER e Golgi, em seguida, passa para fora multivesiculas compactadas em que se fundem uns com os outrosmais tarde e forma corpos lamelares. Estes corpos são libertadas através da fusão com a exocitose da membrana da célula libertando o tipo de surfactante II. 
O papel mais conhecido do surfactante pulmonar é o de estabilizar os alvéolos e os bronquíolos respiratórios durante a fase expiratória, evitando o colapso das vias aéreas distais e a perda do volume pulmonar. Durante a inspiração, osurfactante promove um recrutamento alveolar uniforme, reduzindo o gradiente pressórico entre o interstício e o alvéolo, diminuindo assim a formação de edema alveolar. Além disso, sabe-se que o surfactante apresenta propriedades imunológicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, funções estas ligadas possivelmente às apo proteínas SP-A e SP-D.
Os tipos de surfactantes utilizados, que são: extraído porsolvente orgânico de macerado de pulmão animal e Preparados sintéticos ou recombinantes , sendo a segunda a mais utilizada.

DOENÇAS PULMONARES NEONATAIS
Doença da Membrana Hialina é uma patologia relacionada à deficiência de surfactante que leva a um colapso alveolar gerando um quadro de insuficiência respiratória.
Acomete principalmente recém-nascidos pré maturos sendo responsável porgrande parcela da morbimortalidade desses bebês.
O principal achado no quadro clínico é a instalação precoce da insuficiência respiratória; com isso o recém-nascido apresenta :
Dispneia com aumento progressivo da frequência respiratoria
Tiragens intercistais e BAN
Gemido expiratório
Cianose
Ausculta pulmonar com Murmúrio vesicular normal ou diminuído e com estertores;
Em geral ocorrepiora progressiva dos sintomas, com picos em 48 e 72 horas, melhorando após esse período;mas toda a história natural da doença pode ser alterada para melhor, com a terapia de reposição do surfactante e com a ventilação mecânica, ou para pior no caso de associação com complicações como infecções, displasia broncopulmonar, persistência do canal arterial ou barotrauma.

IMPORTÂNCIA DO SURFACTANTE...
tracking img