Supply chain management

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 5
2. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT 7
3. OBJETIVOS 9
4. PRATICAS IMPLEMENTADAS AO SCM 10
5. VANTAGENS E BENEFICIOS 11
6. FATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO 13
61. Suprimentos e fornecedores 13
6.2. Abastecimento 13
6.3 Recebimento e Armazenagem 14
6.4 Estoques em Processo 14
6.5 Movimentações Física 15
7. CONSIDERAÇOES FINAIS 15
8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 161. INTRODUÇÃO

Supply Chain Management, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, é uma gestão que revolucionou completamente o sistema de logística integrada da empresa e a forma de comprar, como também a produção e distribuição de bens e serviços, abrangendo toda a cadeia produtiva, incluindo a relação da empresa com seus clientes efornecedores.
Representa uma nova e promissora fronteira para empresas interessadas na obtenção de vantagens competitivas de forma efetiva e pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da administração de materiais tradicional, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de uma forma estratégica e integrada. SCM pressupõe, fundamentalmente, que as empresasdevem definir suas estratégias competitivas e funcionais através de seus posicionamentos (tanto como fornecedores, quanto como clientes) dentro das cadeias produtivas nas quais se inserem.
Em virtude dos sistemas mais complexos e do crescimento da tecnologia da informação e de gerenciamento, a cadeia de suprimentos revoluciona diversas áreas como a administração de materiais, marketing, vendas eprodução, sendo responsável pela redução de tempo e estocagem, do número de fornecedores e aumento da satisfação de seus clientes.

Além disso, o SCM enfatiza uma importante mudança no paradigma competitivo, conforme aumenta a competição no mercado, no nível das cadeias produtivas e não apenas no nível das unidades de negócios, essa mudança resulta em um modelo competitivo baseado no fundamento deque atualmente a competição ocorre, realmente, entre "virtuais unidades de negócios", ou seja, entre cadeias produtivas. Atualmente, as mais efetivas práticas na SCM visam obter uma "virtual unidade de negócio", providenciando assim muito dos benefícios da tradicional integração vertical, sem as comuns desvantagens em termos de custo e perda de flexibilidade inerente à mesma. Uma virtual unidadede negócios é então formada pelo conjunto de unidades que compõe uma determinada cadeia produtiva. Uma unidade de negócios pode então participar de diversas virtuais unidades de negócios, como é o caso, por exemplo, de várias empresas de autopeças que atuam em virtuais unidades de negócios lideradas por grandes montadoras.2. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

O Supply Chain Management, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, se define como a gestão da rede de processos que estão envolvidos na fabricação que é administrar o sistema de logística integrada da empresa, isto é, uso de tecnologias avançadas, entre elas gerenciamento de informações e pesquisa operacional, com isto para planejar e controlaruma complexa rede de fatores, visando sempre à satisfação de seus consumidores, em produzir, distribuir produtos com eficiência. Além disso, visam melhorar e automatizar o abastecimento, reduzindo os estoques e os prazos de entrega.

Gestores de cadeia de fornecimento acompanham o processo de produção, de onde se começa com a aquisição de matérias-primas através do inventário em processo,produtos acabados e, em seguida, do ponto de origem até o ponto-de-consumo pelo cliente. Esta cadeia de eventos é apropriadamente chamada de cadeia de fornecimento. Gestão eficiente da cadeia é crucial, especialmente para o sucesso em longo prazo da organização de manufatura. Quando os fabricantes têm um entendimento claro do processo da cadeia de suprimentos, eles são muito mais propensos a produzir...
tracking img