Suporte basico a vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUPORTE BÁSICO DE VIDA E SUPORTE AVANÇADO À VIDA
As potencialidades de recuperação das vítimas portadoras de um mal estar súbito crescem em relação à rapidez com que as situações de urgências/emergências são reconhecidas e adequadamente tratadas. Medidas intempestivas no atendimento de suporte básico de vida podem resultar em aumento dos índices de morbimortalidade. Populares leigos, na ânsia deajudar e também por falta de conhecimento específico, relacionado ao suporte básico de vida, ao tentarem prestar socorro à vítima, podem contribuir para o agravamento da situação, inclusive com danos irreversíveis. Uma possibilidade de reverter esse quadro é a educação voltada para este tema, como é o caso da disciplina de Suporte Básico da Vida, que tem o objetivo de compartilhar, com mais umaparcela da população, conhecimentos que podem contribuir para SALVAR VIDAS!

O que é emergência?
Implica sempre em situação crítica que pode ser definida, de modo abrangente, como aquela em que a vítima entra em desequilíbrio de suas funções vitais, por enfrentar agressões, internas ou externas, ao organismo. Também pode ser definida como a situação que resulta em drástico transtorno à saúde ouem súbita ameaça à vida, que exige intervenção imediata para evitar complicações graves ou mesmo a morte da vítima. Exemplos: hemorragia arterial, parada cardiorrespiratória, afogamento.

O que é Urgência?
É uma situação em que a vítima apresenta disfunções sérias que necessitam de intervenção, avaliação e atendimento, embora não imediatamente. A situação de urgência coloca em perigo a saúde davítima e pode evoluir para uma emergência. Exemplos: desmaio, fratura simples fechada, crise hipertensiva entre outras.

Sabe-se que os traumas em geral e/ou qualquer outra situação que leve ao mal estar súbito, por exemplo, podem causar a morte da vítima antes que a mesma tenha acesso a uma unidade de urgência-emergência. Por isso, a abordagem deve iniciar, quando necessário, no local e, tercontinuidade durante o transporte até o hospital para o atendimento de suporte avançado de vida realizado por profissionais preparados para tal assistência. Ao aproximar-se da vítima o socorrista, com conhecimento e/ou treinamento de suporte básico de vida, fará uma avaliação inicial e poderá realizar procedimentos, preparando-a para o transporte até um serviço de emergência.

Suporte básico devida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima, tornando o SBV vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até o hospital), traçando um padrão para atendimento, tendo objetivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogenias). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.- São medidas iniciais e imediatas aplicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, onde são realizadas ações por pessoal treinado na tentativa de manter os sinais vitais – respiração, pulsação, temperatura e pressão arterial -, evitando o agravamento de lesões.
Suporte Avançado à Vida são manobras médicas invasivas (procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos, etc) destinada àestabilização clínica de um paciente. Pode ser realizada no Atendimento Pré Hospitalar "APH" ou no atendimento hospitalar.
- É um conjunto de medidas que visam, através do emprego de técnicas, aparelhos e medicamentos a estabilizar a vítima do ponto de vista respiratório, circulatório e neurológico, permitindo o controle de lesões de modo adequado a fim de proceder ao tratamento definitivo.

Naseqüência, a definição de socorrista e as suas características que consistem de atribuições e responsabilidades relacionadas à segurança pessoal, deveres no local da cena e os aspectos importantes a serem observados na prestação de suporte básico de vida à vítima em situação de urgência/emergência. Além destas características é necessário considerar habilidades e aspectos legais no atendimento....
tracking img