Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A seguir, você acompanhará um comentário sobre os principais acontecimentos político-econômicos da Europa que influenciaram Durkheim na elaboração de sua teoria.
Durkheim presenciou um fato trágico na história de sua terra natal quando ainda era adolescente. Foi em 1871, quando aconteceu a Comuna de Paris, o primeiro movimento de operários que chegou a ocupar o poder, tendo aí permanecido por72 dias. Foi dissolvido com grande violência pelo exército republicano. Em Lorena, republicanos e monarquistas digladiaram-se, destruindo parte da cidade em que nasceu.
Outra tragédia aconteceu no final de sua vida. Ao eclodir a primeira guerra mundial, muitos jovens franceses foram chamados a defender sua pátria e não regressaram das frentes de batalhas. Dentre eles, muitos foram seus discípulose um deles foi o seu filho, Andrés.
A obra de Durkheim reflete uma preocupação com fatos desta natureza e sofre, igualmente, a influência do período chamado de Belle Époque, da sociedade Européia.

Segundo Azevedo (1997:56), Belle Époque é uma “expressão francesa empregada para caracterizar um período de tranqüilidade social e de supremacia burguesa nas grandes cidades européias, durante osprimeiros anos de século XX. A Belle Époque assinala também uma fase de expansão internacional do capitalismo. (...) Na realidade, sob a opulência e a riqueza, o descontentamento social não era pequeno, como pareciam mostrar as freqüentes greves ocorridas”.

Enquanto uma paz relativa e um crescimento econômico tranqüilizavam os países europeus, em várias de suas colônias havia movimentosreivindicatórios de liberdade. Por isso, os exércitos europeus estavam sempre investindo em organização e equipamentos bélicos.
No campo econômico, a Belle Époque propiciou aos franceses um espírito de otimismo com relação ao futuro ao verem surgir na França, uma série de inovações importantes:
 o uso do aço, da eletricidade e do petróleo substituindo a “a energia suja” da era do carvão;
 aaproximação das fronteiras pelo telégrafo, submarino, automóvel, avião, etc.;
 a modernização das indústrias do jornal e do livro, produzindo-os mais baratos e em grande escala;

 o aparecimento do cinema, acompanhado de um grande movimento de renovação na literatura, na música, nas artes cênicas (teatro e dança) e nas artes plásticas.
Todo esse clima de otimismo contagiou Durkheim.
Algunsoutros fatos também merecem destaque ao examinarmos o contexto histórico deste sociólogo.
Em 1875, foi promulgada a Constituição da III República na França, num ambiente de grande “vazio moral”, como expressou-se Durkheim, devido à humilhação sofrida com a derrota na guerra contra a Alemanha e as dívidas dela decorrentes. No campo, político, duas medidas romperam com as tradições dos franceses:1. a lei de Naquet que instituiu o divórcio na França, após acirrados debates, em 1884 (no Brasil, a lei do divórcio só foi promulgada em 1973);
2. a lei da instrução laica, que proibia a instrução religiosa nas escolas públicas e tornava o ensino gratuito e obrigatório para todos de 06 a 13 anos de idade.

Nas escolas públicas, em substituição ao antigo ensino religioso passou-se a daraulas de instrução moral e cívica, com a preocupação em reafirmar o sentimento patriótico.
Também, em 1875, surgiu na França a CGT – Confédéracion Génerale du Travail ( Confederação Geral do Trabalho) que teve como objetivo aumentar a produtividade nas indústrias francesas emergentes. Nesta época eram muitos os conflitos entre a burguesia e o proletariado, conforme você já estudou na unidade 1
E aIgreja Católica, como se posicionou diante destas mudanças?
A Encíclica Rerum Novarum, apesar de ser considerada muito conservadora nos dias atuais, representou um grande avanço na época. Promoveu a discussão sobre a distribuição da riqueza no mundo.
Dentre tantas outras coisas pode-se destacar a afirmação desta encíclica que o salário não poderia ser inferior às necessidades dos operários e...
tracking img