Superelevacao de rodovias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Superelevação de Rodovias

Tem como objetivo tornar a estrada, ao longo do traçado projetado, com condições dos que trafegam na mesma poderem manter as velocidades pré-estabelecidas com umacondição de conforto e segurança.

• Situação de Curvas horizontais:

Surgem mais esforços laterais e sensação de confinamento imposta por ela, fazendo com que o usuário não consiga manter a mesmavelocidade tendo a mesma condição de conforto e segurança. Para minimizar essa situação negativa são feitas as superelevações e superlargura nas curvas, fazendo com que o usuário possa manter velocidadeshomogêneas ao longo do seu percurso.

Nas curvas horizontais o veículo fica sujeito a ação da força centrifuga, que atua de dentro para fora da curva, que tende manter o mesmo em situação retilínea,tangente a curva, fazendo com que o condutor curve o volante para manter o veículo em sua trajetória, porem sem a superelevação dessas curvas o veículo sofre mais com gastos de pneus, o condutor ficaem situação de desconforto indo para uma lado e para outro dentro do veículo. Para colaborar com a segurança e conforto do condutor e passageiros é aplicado o conceito de superelevação da pista derolamento, que é uma declividade transversal da pista em trechos de curva, afim de elimina ou reduzir os efeitos dos esforços laterais devido a geografia.

[pic]

O desenho acima é o diagrama deforças que atuam sobre o veículo numa situação de Curva. O objetivo da superelevação é que não só a força de atrito possa se igualar a força centrifuga, mas que a força do peso do veículo possa ajudartambém nesse equilíbrio. Portanto quanto maior for a superelevação de uma curva, menor será a participação da força de atrito dos pneus. Tendo assim:





[pic]

Ft -> Força centrifuga tangencialà pista.

[pic]

Fa-> Força de atrito dos pneus com a pista.

[pic]

Pt-> Força peso do veículo tangencial à pista.

[pic]

Então ficamos com:

[pic]

Fórmula para Superelevação...
tracking img