Superdimensionamento de ferrovias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ESTRADAS II


Trabalho sobre Super-estrutura Ferroviária

Disciplina: 101245 – Estradas e Ferrovias II




1- SUPERESTRUTURA ferroviária

A Superestrutura das Vias Férreas é constituída pela Plataforma Ferroviária e pela Via Permanente as quais estão sujeitas à ação de desgaste do meio ambiente (intempéries) e das rodas dos veículos.
A Superestrutura é construída demodo a poder ser restaurada sempre que seu desgaste atingir o limite de tolerância definido pelas normas de segurança e de comodidade de circulação dos veículos ferroviários, podendo mesmo vir a ser substituída em seus principais componentes, quando assim o exigir a intensidade do tráfego ou o aumento de peso do material rodante.
Os três elementos principais da Superestrutura e que compõe a ViaPermanente são: o Lastro, os Dormentes e os Trilhos. Os trilhos constituem o apoio e ao mesmo tempo a superfície de rolamento para os veículos ferroviários. Estes três elementos, citados acima, apóiam-se sobre a Plataforma Ferroviária.

I. Plataforma Ferroviária

Plataforma Ferroviária ou Coroa do Leito Ferroviário é, em princípio, a superfície final resultante da terraplenagem que limitaa Infra-estrutura. É considerada como suporte da estrutura da via, da qual recebe, através do lastro, as tensões devidas ao tráfego e também às cargas das demais instalações necessárias à operação ferroviária (posteamento, condutores, cabos, sinalização, etc.).
Basicamente, a plataforma ferroviária é constituída por solos naturais ou tratados (sub-lastro), no caso de cortes ou aterros, ouentão, por estruturas especiais, no caso de obras de arte. Suas dimensões são definidas pelas Normas e em função de algumas características técnicas do projeto, a saber:

i. Gabarito da Via Férrea

O gabarito da via férrea é um modelo geométrico que fixa as dimensões máximas com que o veículo ferroviário pode ser construído, as dimensões máximas da carga e fornece em função das bitolas adotadas,a área da seção transversal, mínima necessária, para a livre circulação na via. O Gabarito da Via é padronizado pelos órgãos reguladores de cada país.
No Brasil, as “Normas Técnicas para Estradas de Ferro” (Publicação nº 1 do DNEF) que fazem parte do Plano Nacional de Viação, fixam as dimensões mínimas da seção transversal da via.
Os gabaritos para as diversas classificações de linha singelae dupla, bitolas de 1,60 m, 1,435 m, 1,0 m e túneis, constam dos desenhos anexos às Normas Técnicas das Estradas de Ferro Brasileiras.
Os gabaritos serão acrescidos em altura e largura, em função das respectivas curvas, para a livre circulação dos carros de bitolas de 1,60 m, 1,435 m e 1,0 m, das dimensões indicadas nos desenhos da citada norma, nos casos mais desfavoráveis.
Os gabaritostambém serão acrescidos das dimensões necessárias à instalação da superelevação máxima e da altura dos trilhos que para este objetivo, será considerada de 168 mm, para todas as bitolas.
São previstos, também, gabaritos para túneis e de obstáculos adjacentes (como coberturas e plataformas de embarque).

ii. Gabarito da Via Férrea

As características geométricas da plataforma ferroviária dependementão, basicamente, dos seguintes fatores:

* Bitola da via;
* Gabarito da via;
* Número de linhas;
* Altura do lastro;
* Tipo de dormente.

Estes elementos influem na determinação de sua Largura (L).
Outras características, tais como, inclinações de taludes laterais (corte ou aterro) e inclinação da superfície superior, também precisam ser levadas em consideração,mas dependem mais dos materiais empregados e do tipo de drenagem adotada.
Para uma linha singela, teoricamente, a plataforma teria o aspecto mostrado na figura abaixo, com os valores, em geral, aceitos quando em tangente.

f = [ m (h + d) + 0,5 b + v ] / [ 1 – (m/n) ]
L / 2 = f + w
L = 2 ( f + w ) 40

Onde:
b - comprimento do dormente
d - altura do dormente
h - espessura mínima do...
tracking img